Pavê com sobras de bolo


Ninguém há de discordar que jogar fora as sobras de comida é quase um crime. Mas também é horrível ver a geladeira cheia de potes com sobras. Para que isso não aconteça, podemos transformá-las sem demora em novas refeições. Armazene quaisquer sobras na geladeira, em recipiente fechado, e use-as no dia seguinte ou em dois dias, no máximo.

Se você tem sobras de bolo “rolando” pela cozinha, experimente esta sugestão de pavê, deliciosa ao olhos e ao paladar (monte-o em uma tigela de vidro para maior apelo visual):

pave-sobra-bolo-2

INGREDIENTES:

  • 135 g de gelatina em pacote (sabor de sua preferência)
  • 250 g de pão de ló (ou sobras de bolo)
  • 1 1/2 a 2 colheres (sopa) de geleia de morango
  • 2 colheres (sopa) de xerez doce
  • 2 latas de 400 g a 420 g de pêssegos fatiados, escorridos
  • 500 ml de creme de confeiteiro preparado na hora frio*
  • 25 g de amêndoas em flocos
  • 125 ml de chantili

COMO FAZER PAVÊ COM SOBRAS DE BOLO
Modo de Preparo:

  1. Prepare a gelatina de acordo com as instruções no pacote. Despeje a mistura em um recipiente de 12 cm x 16 cm e gele por 2 horas, ou até endurecer.
  2. Corte o bolo em fatias de 1 cm e passe a geleia na metade delas. Pressione as outras fatias de bolo por cima e corte em cubos de 2 cm. Arrume metade dos cubos de bolo em uma tigela de vidro de 1,75 litro – não se preocupe se desmontarem. Borrife metade do xerez por cima.
  3. Corte a gelatina grosseiramente em cubos de 3 cm. Arrume metade dos cubos de gelatina sobre o bolo e cubra com metade dos pêssegos. Coloque metade do creme de confeiteiro por cima, espalhando para cobrir bem.
  4. Repita as camadas com o restante dos ingredientes. Cubra com um filme de PVC e refrigere por 4 horas.
  5. Preaqueça o forno a 180ºC. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e torre por 5 minutos ou até que fiquem levemente douradas – preste atenção porque elas podem queimar rapidamente. Deixe esfriar.
  6. Pouco antes de servir, coloque o chantili sobre o pavê com uma colher e salpique as amêndoas torradas.

Receitinha de creme de confeiteiro

  1. Prepare em 5 minutos: Coloque 4 gemas, 1 colher (sopa) de maisena e 55 g de açúcar em uma tigela refratária e bata até misturar bem. Leve 600 ml de leite ao fogo em uma panela e, quando ferver, retire do fogo e adicione lentamente à misture de gemas, mexendo sem parar. Leve de volta a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Se desejar, misture algumas gotas de extrato de baunilha. Retire do fogo e sirva morno ou frio.

Observações:

Como alternativa, use frutas macias frescas da estação como frutas vermelhas, pêssegos, nectarinas, cerejas ou ameixas. Você pode usar rocambole de geleia ou pão de ló da véspera.

Serve 8 pessoas

Preparo: 20 minutos, mais 2 horas para a gelatina endurecer, mais 4 horas na geladeira

Cozimento: 5 minutos

Fonte: Raquel Zampil, Blog Seleções  

Recomendados Para Você:

Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo