Tutu à mineira ou tutu de feijão à mineira é um prato delicioso. O preparo é mais simples do que se imagina. Você pode aproveitar aquele feijão que sobrou de ontem e fazer seu tutu à mineira hoje. Vai ficar maravilhoso.
O tutu à mineira é um prato bem versátil em relação aos seus ingredientes. Você pode utilizar linguiça linguiça calabresa, linguiça de porco fininha, linguiça toscana e até linguiça apimentada. Para efeito de quantidades, essa receita vai 4 xícaras de feijão cozido. Porém, pode colocar até 8 xícaras que fica perfeito.
O ponto do tutu fica ao seu critério. Algumas pessoas gostam mais cremoso e outras mais duro. Aqui basta colocar menos ou mais farinha de mandioca.
Como fazer tutu à mineira
O preparo do tutu à mineira é muito simples porém tem seus segredinhos que explico abaixo, mas, a grosso modo, é só misturar o bacon e a linguiça no feijão, colocar farinha e levar no fogo para engrossar.
Tipo: Prato Principal Tempo de preparo: 20 minutos Tempo de foog: 20 minutos Tempo total: 40 minutos Rendimento: Serve 6 pessoas Calorias: 200 kcal a cada 100 gramas
Ingredientes da Receita de Tutu de Feijão
300 gramas de bacon
1 gomo de linguiça calabresa
4 xícaras (ou mais) de feijão cozido com caldo
de mandioca crua fina
2 ovos cozidos partidos ao meio
Cebolinha picada
1 dente de alho
1/2 cebola
3 colheres de sopa de óleo
2 sazon feijão
1 Pimenta dedo de moça (opcional)
Modo de Preparo:
Corte a linguiça calabresa e o bacon em pedaços. Reserve.
Pique a cebola e triture bem o alho e reserve.
Em uma panela grande, aqueça o óleo, acrescente a calabresa e o bacon e frite-os, virando algumas vezes, até dourar. Tire da panela e reserve.
Nessa mesma panela, aproveitando a gordura que o bacon e a calabresa soltaram, frite a cebola e posteriormente doure o alho.
Acrescente o feijão cozido, o bacon, a calabresa e o Sazon e deixe apurar por uns 3 minutos depois que começar a ferver.
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, em colheradas e mexa sem parar, para não empelotar. Aqui vai do seu gosto, se você quiser um tutu mais molinho ou mais grossinho, coloque menos ou mais farinha.
Prove e acerte o sal e deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sem parar, para que a farinha cozinhe.
Prove e, se não estiver com gosto enfarinhado, é porque está pronto.
Espere esfriar alguns minutos e adicione a cebolinha e os ovos. Se você gosta de pimenta, coloque nesse momento.