Torresmo à pururuca para aperitivo ou acompanhamento. Faça hoje mesmo!

A receita de torresmo à pururuca é ótima para você servir como acompanhamento para feijoada ou até mesmo como tirar gosto. Veja como é fácil fazer torresmo à pururuca:

Como fazer torresmo à pururuca:

O torresmo à pururuca é feito em duas etapas. Na primeira nós vamos fritar a panceta em um pouco de óleo para que ele solte gordura. Em seguida vamos levar à geladeira por algumas horas ou preferencialmente de um dia para o outro.

Na segunda etapa vamos colocar a panceta pré-frita gelada no óleo quente. É esse choque térmico que faz a pururuca. Depois disso fritar por uns 10 minutos e estará pronta.

Siga o passo a passo abaixo e faça um delicioso torresmo à pururuca na sua casa hoje mesmo.

Autor: André Holmo
Tipo: Aperitivo
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de fogo: 40 minutos
Tempo total: 50 minutos
Rendimento: 400 gramas de torresmo
Calorias: 545 kcal a cada 100 gramas

Torresmo À Pururuca Servido Em Táboa
Torresmo à pururuca – Foto: Depositphotos

Ingredientes da Receita de Torresmo à Pururuca

  • 1 kg de panceta suína em cubos
  • Sal à gosto 
  • 120 ml de óleo 

Modo de preparo da receita de torresmo à pururuca 

  1. Corte a panceta em pequenos cubos. Depois, tempere com sal e deixe descansar por uma hora na geladeira.
  2. Em uma panela coloque o óleo e deixe esquentar por uns 3 minutos. Coloque a panceta em cubos e mexa com uma colher de pau.
  3. No primeiro momento vai perceber que os pedaços vão grudar. Isso é normal, continue mexendo aos poucos que eles desgrudam.
  4. Conforme o tempo for passando, a panceta vai soltar uma boa quantidade de gordura. Deixe cozinhar até que toda gordura comece a espumar. 
  5. Com o auxílio de uma escumadeira retire os pedaços da panela e coloque em uma assadeira para esfriar. Reserve o óleo com gordura que ficou na panela pois o utilizará no dia seguinte.
  6. Depois de frio leve à geladeira de um dia para o outro. Nesse passo você não precisa usar papel toalha pra deixar secar. Pode ir pra geladeira com um pouco de gordura mesmo.
  7. Aqueça o óleo reservado por 5 minutos. Se for necessário acrescente um pouco mais de óleo de soja. 
  8. Quando o óleo estiver bem quente, coloque aos poucos a panceta gelada. Com o choque térmico criará a famosa pururuca. 
  9. O torresmo fica pronto em no máximo 10 minutos.

Notas:

No processo o torresmo espirra bastante, principalmente na primeira etapa. Por isso use uma panela com tampa ou até mesmo a panela de pressão sem borracha e válvula.

AVALIE ESSA RECEITA!