Que tal aprender a preparar uma deliciosa cocada com leite ninho, típica de Minas Gerais e feita sem leite condensado? Essa receita do Canal Frigideira com Tampa Juliana Reis é simples, usa poucos ingredientes e resulta em uma sobremesa macia por dentro e cheia de sabor. Perfeita para adoçar o seu dia!
Como fazer cocada com leite ninho
A cocada é preparada com açúcar, coco ralado, leite de coco e leite em pó. A mistura é cozida em fogo baixo até atingir o ponto certo e, em seguida, colocada em uma forma para esfriar e ser cortada em quadrados. É uma sobremesa fácil e rápida de fazer.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de cocada com leite ninho
- ½ xícara (chá) de leite em pó
- ¼ xícara (chá) de água (para dissolver o leite em pó)
- ½ xícara (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ vidrinho de leite de coco (100ml)
- 3 xícaras (chá) de coco ralado (360g)
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o açúcar, o coco ralado e o leite de coco. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver completamente.
- Adicione ½ xícara de água e continue mexendo até a mistura cozinhar e começar a desgrudar do fundo da panela.
- Misture o leite em pó com ¼ de xícara de água até formar uma pasta. Adicione essa pasta à panela e mexa para incorporar.
- Continue cozinhando por mais 3 minutos, até a mistura ficar mais firme e soltar totalmente do fundo da panela.
- Despeje a cocada em uma forma untada com manteiga e deixe esfriar por cerca de 20 minutos, mas não completamente, para facilitar o corte.
- Corte a cocada em quadrados do tamanho que preferir, utilizando uma faca levemente untada com óleo.
- Deixe esfriar completamente antes de desenformar, e depois sirva sua deliciosa cocada com leite ninho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais