Queijo Branco Caseiro


Queijo branco é delicioso, saudável, mas tem um preço bem salgadinho no supermercado. Se você quer manter esse item no seu cardápio e ainda economizar, vale a pena fazer o queijo branco caseiro. Para isso, você vai utilizar ingredientes e utensílios de cozinha simples, que toda dona de casa tem, e o resultado será um queijo branco de corte saboroso, cremoso e sem conservantes, ou seja, na medida certa para toda a família. A receita que trazemos hoje é da Chef Lê (@leidegalhardo), rende um queijo branco médio e tem validade de até 7 dias na geladeira. Vamos aprender?
Para fazer o queijo branco caseiro vamos precisar de leite integral, vinagre branco, manteiga e sal. Se quiser fazer com leite desnatado, fique à vontade. A única diferença é que o seu queijo vai render um pouco menos. Os utensílios que vamos utilizar é um processador ou um liquidificador, uma tigela e plástico filme.
O modo de preparo é muito simples: basta ferver o leite e, em seguida, acrescentar o vinagre branco. O próximo passo é deixar a mistura descansar por 5 minutos. Passados os 5 minutos, você vai peneirar a mistura, separando a massa do queijo do soro. Nesse momento, dê uma leve apertada na massa, para retirar o excesso de soro. Em seguida, coloque a massa do queijo no processador ou no liquidificador, acrescente a manteiga e o sal a gosto e bata até obter uma mistura homogênea. Por último, coloque a mistura em uma tigela forrada com papel filme e leve à geladeira até ficar consistente. Depois disso, é só desenformar e servir o seu queijo como você desejar: com ervas, goiabada, doce de leite ou puro mesmo, com o seu pãozinho ou torrada favoritos.
Gostou da receita? Então faça hoje mesmo o seu queijo branco caseiro super saudável, delicioso e econômico e receba muitos elogios!

Veja Também: Purê de Batata

queijo branco caseiro, já pronto

INGREDIENTES

  • 2 litros de leite integral
  • 8 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • sal a gosto

Publicidade

Modo de Preparo

  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver.
  2. Desligue o fogo e mexa ligeiramente.
  3. Adicione o vinagre branco e deixe descansar por 5 minutos.

queijo branco caseiro

  1. Depois desse tempo, passe a mistura em uma peneira e aperte um pouco, para separar a massa do queijo do soro.
  2. Descarte o soro e use só a massa do queijo.

queijo branco caseiro

  1. Coloque a massa no processador ou no liquidificador, acrescente a manteiga e o sal e bata até obter uma pasta homogênea.

queijo branco caseiro

  1. Transfira para uma tigelinha forrada com papel filme e leve para gelar até o queijo ficar consistente.
  2. Depois que ficar consistente, desenforme e sirva.

queijo branco caseiro

Dica: Você pode substituir o leite integral pelo leite desnatado. Nesse caso, a única diferença é que, com o leite desnatado, o rendimento do queijo é um pouco menor.

Validade: 7 dias dentro da geladeira

AVALIE ESSA RECEITA!

Publicidade
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes.