O pudim de pão amanhecido é uma maneira deliciosa de reaproveitar pães amanhecidos, transformando-os em uma sobremesa cheia de sabor. É perfeito para servir após uma refeição em família. Siga o passo a passo e prepare essa receita incrível!
Como fazer pudim de pão amanhecido
Para fazer o pudim de pão amanhecido, vamos precisar de açúcar, leite, pães amanhecidos, coco ralado e ovos. Primeiro, caramelizamos o fundo e as laterais de uma forma retangular. Em seguida, hidratamos o pão picado no leite e no coco ralado por alguns minutos. Depois, batemos essa mistura com o restante dos ingredientes no liquidificador até formar um creme. Despejamos na forma caramelizada e levamos ao forno em banho-maria, a 200 graus, por cerca de 55 minutos. Após esfriar, é só desenformar e servir essa delícia de pudim de pão amanhecido!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de pão amanhecido
Para o caramelo
- 1 xícara (chá) de água
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
Para o pudim
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de leite
- 3 a 4 pães franceses amanhecidos
- 100 g de coco ralado
- 4 ovos
Modo de preparo
Do caramelo
- Coloque o açúcar numa panela e derreta em fogo baixo até formar uma calda dourada.
- Adicione a água aos poucos e deixe ferver até obter um caramelo brilhante.
- Caramelize o fundo e as laterais de uma forma retangular (30 cm x 20 cm) e reserve.
Do pudim
- Em uma vasilha, coloque o pão picado, o leite e o coco ralado. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos para hidratar.
- No liquidificador, adicione os ovos, a mistura de pão hidratado e o açúcar, batendo por cerca de 1 minuto, até ficar uniforme.
- Despeje a mistura na forma caramelizada e asse em banho-maria, no forno pré-aquecido a 200 graus, por aproximadamente 55 minutos.
- Retire o forno, deixe esfriar completamente e desenforme. Agora é só servir e aproveitar cada pedaço desse pudim de pão amanhecido!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais