
Essa receita de pudim cremoso sem gelatina, sem forno e assado na boca do fogão, é uma maneira fácil e muito mais rápida, de preparar esse clássico da confeitaria que muita gente ama e nunca sai de moda. Além disso fica com uma textura aveludada que desmancha na boca. Confira o passo a passo dessa versão do canal Gabriel Freitas e faça, é irresistível!
Como fazer pudim cremoso sem gelatina
Para fazer pudim cremoso sem gelatina iremos precisar para o caramelo, água e açúcar. Para o pudim vamos precisar de leite, leite condensado, creme de leite, leite em pó, essência de baunilha e ovos. Inicialmente iremos caramelizar o fundo e as laterais de uma forma de furo central e reservar. Na sequência vamos bater no liquidificador os ingredientes do pudim, remover a espuma que se formou, colocar na forma caramelizada, cobrir com papel alumínio e assar na boca do fogão, dispondo numa panela banho maria para pudim, por 25 minutos. Iremos retirar do fogo, gelar por 2-3 horas, desenformar e saborear!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim cremoso sem gelatina
Para o caramelo
- ½ xícara(chá) de água
- 1 xícara(chá) de açúcar
Para o pudim
- 500 ml de leite
- 2 caixinhas de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 xícara(chá) de leite em pó
- Essência de baunilha a gosto
- 4 ovos
Modo de preparo
Do caramelo
- Numa panela coloque o açúcar, leve em fogo baixo, deixe derreter até formar uma calda dourada.
- Adicione a água, com cuidado, deixe ferver, dissolver até obter um caramelo brilhante.
- Caramelize o fundo e as laterais de uma forma (20 cm de diâmetro) de furo central e reserve.
Do pudim
- No liquidificador coloque os ovos, o leite, o creme de leite, o leite condensado, a essência de baunilha, o leite em pó e bata por 1 minuto para homogeneizar.
- Remova com uma colher a espuma que se formou na superfície, despeje essa mistura na forma caramelizada e cubra com papel alumínio.
- Disponha a forma numa panela banho maria para pudim, com 2-3 dedos de água, e leve para assar na boca do fogão, fogo médio, por 25 minutos.
- Retire do fogo, deixe amornar, leve para gelar por 2-3 horas, retire da geladeira e desenformar numa travessa.
- E agora é só se deliciar com esse sensacional pudim cremoso sem gelatina!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias!
Chef formado pelo Senac São Paulo, com trajetória na gastronomia desde 2006. Editor-chefe do Receita Toda Hora, vencedor do Brasil Publisher Awards 2024 (Melhor Site de Receitas). Teve receitas publicadas em Terra (parceiro oficial), Metrópoles, R7 e NE10/UOL, e apresentou receitas no Jornal da EPTV (Globo Interior) e no Jornal SBT Noticidade. Criador de conteúdo digital com mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram @receitatodahora.com.br. Saiba mais sobre o Receita Toda Hora.

