Pudim brûlée um pudim diferente e delicioso que não pode faltar no seu natal
Surpreenda todos os amigos e familiares neste Natal com a deliciosa receita pudim brûléé
Que tal preparar uma sobremesa fácil, diferente e deliciosa para a família? O pudim brûlée, essa sobremesa fantástica, além de uma bela apresentação, traz uma textura bem cremosa e macia, contrastando com uma cobertura crocante. Não perca tempo, confira a receita do canal Dica da Naka e faça o irresistível pudim brûlée!
Como fazer pudim brûlée
Para a receita do pudim brûlée, vamos primeiramente saborizar o leite com casca de laranja e canela em pau, para evitar o cheiro excessivo de ovo. Depois, iremos bater os demais ingredientes no liquidificador e transferir para uma forma de buraco central untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Na sequência, vamos levar para assar em banho-maria por 1 hora, retirar do forno, deixar esfriar, levar à geladeira por, pelo menos, por 2 horas e desenformar. Para obter o efeito dourado do pudim brûlée, iremos salpicar açúcar cristal e aplicar o maçarico ou uma colher bem quente. Prontinho, seu maravilhoso pudim brûlée pode ser degustado, aproveite essa gostosura!
Ingredientes da receita de pudim brûlée
½ xícara (chá) de açúcar cristal (para o efeito brûlée)
4 ovos inteiros + 3 gemas peneiradas
1 caixinha de creme de leite
2 latas de leite condensado
2 latas (medida) de leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha
cascas de 1 laranja
2 paus de canela
Modo de preparo
Coloque em uma panela: o leite, as cascas de laranja e a canela em pau.
Deixe em fogo baixo até que levante a fervura e apague o fogo logo em seguida.
Deixe o leite esfriar, mas antes remova as cascas e os paus de canela.
Adicione no liquidificador e bata por 2 minutos: os ovos, as gemas peneiradas, a essência de baunilha, o leite condensado, o creme de leite e o leite aromatizado frio.
Passe a mistura pela peneira para que o pudim fique sem furinhos e transfira para uma forma de pudim (25cm de diâmetro), untada com margarina e polvilhada com açúcar.
Utilize papel-alumínio para cobrir a forma (parte brilhante voltada para o alimento) e leve para assar em banho-maria de água quente em forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 1 hora.
Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.
Passado esse tempo, desenforme e salpique açúcar cristal sobre a parte de cima do pudim.
Com o maçarico na posição chama fraca, com cuidado e devagar, vá maçaricando toda a camada de açúcar. Esse é o famoso efeito brûlée!
Há uma dica, para o caso de você não ter maçarico: aqueça as costas de uma colher na chama do fogão e vá encostando no açúcar, para queimá-lo. É importante limpar a colher após cada vez que encostar, caso contrário vai grudar e retirar o açúcar ao invés de derreter.
Sirva seu sensacional pudim brûlée e se delicie com essa maravilha!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.