Pastelão português com recheio de carne moída delicioso e perfeito para o lanche

Vamos te ensinar a fazer um pastelão português delicioso para servir em qualquer ocasião

Pastelão Português
Pastelão português

Não deixe de fazer esse delicioso pastelão português, que fica dos deuses e vai agradar a todos os paladares! Essa maravilha de salgado traz uma massa saborosa e um recheio farto e diferenciado, difícil de resistir! Ele fica super sequinho, crocante e bem recheado, perfeito também para a venda. Confira a receita do Canal Weder Silva e faça o divino pastelão português, que vai arrasar!

Como fazer pastelão português

Para o pastelão português, iniciaremos pelo recheio, levando uma panela ao fogo com um fio de óleo e juntando a cebola picada e tempero completo a gosto, refogando e depois entrando com a carne moída. Quando a carne estiver refogada e solta, colocaremos o tomate e vamos mexer, até ele desmanchar, passando então esse recheio para uma tigela e reservando. Faremos a massa colocando numa panela grande a água, os tabletes de caldo de galinha, o óleo e uma pitada de sal, deixando ferver. Quando ferver, colocaremos a farinha aos poucos misturando. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aproveite seu magnífico pastelão português!

Ingredientes da receita de pastelão português

Para o pastelão

  • 400g de farinha de trigo
  • 30ml de óleo (precisa ser essa medida exata)
  • 500ml de água 
  • 2 tabletes de caldo de galinha ou de legumes, se preferir 
  • sal (a gosto)

Para o recheio

  • tempero completo (a gosto) 
  • um fio de óleo
  • ½ cebola picadinha
  • 2 ovos cozidos e picadinhos
  • 300g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
  • cheiro-verde picado (a gosto) 
  • 1 tomate maduro picadinho
  • 150g de queijo muçarela ralado

Para a finalização 

  • farinha de rosca o quanto baste (para empanar)
  • água o quanto baste (para empanar)
  • óleo o quanto baste (para fritar)

Modo de preparo

  1. Para o recheio, coloque um fio de óleo numa panela, acrescente a cebola, uma ponta de colher de tempero completo e refogue por cerca de minuto.
  2. Adicione a carne moída e refogue bem, até que fique bem soltinha, pondo então o tomate e cozinhando até desmanchar. Desligue o fogo, passe esse refogado para uma vasilha e deixe reservado.
  3. Para o preparo da massa, pegue uma panela grande e adicione a água, os tabletes de caldo de galinha, o óleo (que deve estar na medida exata para um bom resultado final) e um pouco de sal, provando para ver se está bom. Aguarde ferver.
  4. Assim que ferver, adicione a farinha de trigo, gradualmente, sempre mexendo com uma colher de pau, após cada adição.
  5. Vá mexendo com uma colher de pau e cozinhando por cerca de 5 minutos. Essa massa deverá ficar firme, homogênea e desgrudar da panela.
  6. Transfira a massa para uma bancada e vá mexendo com uma colher e espalhando, para esfriar mais rapidamente.
  7. Quando a massa estiver mais fria, vá sovando na bancada, até ela ficar bem lisinha e homogênea. Esse procedimento é fundamental para a massa não ficar rachando depois.
  8. Com o auxílio de um rolo, abra a massa, até ficar com uns 4 milímetros de espessura, uma massa média, nem muito fina e nem muito grossa, com um formato retangular. Atenção: quando ficar difícil de passar o rolo, vire a massa e passe do outro lado. Nessa massa cozida não se pode polvilhar farinha de trigo. Reserve.
  9. Pegue a vasilha do recheio de carne moída e acrescente os ovos cozidos picados, a muçarela ralada e cheiro-verde picado, misturando muito bem.
  10. No centro da massa aberta em formato retangular, adicione 3 colheradas bem generosas de recheio, deixando um espaço entre cada montinho de recheio. Em seguida, dobre a massa, cobrindo esse recheio.
  11. Com as mãos, pressione a massa em volta dos recheios, para moldar os 3 pastelões. Na sequência, pegue uma vasilhinha de inox ou outra que você tiver, preferencialmente com 14 cm de diâmetro, ajeite por cima da massa e corte cada um dos 3 pastelões. Fazendo dessa maneira, os salgados ficarão todos do mesmo tamanho e bem fechadinhos.
  12. Lembrando que esse é um tamanho de salgado padrão, ideal também para a venda, mas você pode deixar do tamanho que preferir.
  13. Retire o excesso da massa, que você irá amassar novamente e fazer outros salgados. Repita o procedimento com o restante da masa para modelar os outros pastelões.
  14. Para empanar os salgados, numa tigela adicione água e em outra, farinha de rosca. Mergulhe o salgado na água por uns segundos, tire, escorra, chacoalhando levemente e depois passe pela farinha de rosca, tirando o excesso. Repita esse procedimento mais uma vez com cada salgado, para ficarem duplamente empanados.
  15. Passe para uma bandeja os pastelões já empanados duas vezes e reserve.
  16. Aqueça óleo numa panela, acrescente o salgado e frite (imersão) por 3 a 4 minutos
  17. Retire, escorra o excesso de gordura em papel-toalha, sirva e deguste seu sensacional pastelão português!

Obs.: Não é recomendável congelar esse salgado, pelo fato de levar ovo no recheio. Se desejar congelar, faça o recheio sem ovo. Você pode manter já empanado na geladeira de um dia para o outro.

Rendimento: 6 pastelões.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Você também pode gostar de:

Bolo de laranja muito fofinho molhadinho e fácil de fazer
Mesmo sem ter forminhas faça essa casquinha de mousse de 4 ingredientes que derrete na boca
Sobremesa fácil e prática que fica pronta em menos de 10 minutos
Como deixar seus panos de prato brancos sem fazer esforço