Pastel de angu sequinho por fora e molhadinho por dentro
Aprenda a preparar essa receita maravilhosa de pastel de angu, fácil e muito gostoso!
O que você acha de aprender a preparar uma massa muito saborosa e simples, com a qual você fará um delicioso salgado, que vai conquistar a todos, o incrível pastel de angu? Essa gostosura não leva farinha de trigo, é feita com fubá ou farinha de milho fina e combina com seu recheio preferido! Não espere mais, confira a receita do Canal Da Terra ,faça o divino pastel de angu e receba os elogios!
Como fazer pastel de angu
Para fazermos o pastel de angu, iremos aquecer uma panela com o óleo, adicionar o alho e deixaremos refogar. Juntaremos a água, e depois, o sal e a farinha de milho, mexendo bem em fogo mínimo, até encorpar e ficar bem cozido. Adicionaremos polvilho azedo na massa que precisa estar quente, com o fogo desligado, misturando bem para a completa dissolução. Fecharemos a panela com a tampa e aguardaremos a massa esfriar um pouco. Acrescentaremos o ovo, misturando com uma colher ou manualmente, até ganhar consistência novamente. Esperaremos esfriar, amassaremos um pouco mais, iremos moldar, rechear e fritar seguindo o passo a passo. Sirva e saboreie seu apetitoso pastel de angu!
1 xícara (chá) de farinha de milho fininha (aquela usada para fazer polenta) ou fubá mimoso
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) bem cheia de polvilho azedo
1 colher (sopa) de óleo
1 colherzinha (café) de sal
2 xícaras (chá) de água
Obs.: A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Esquente uma panela, com o óleo, e junte o alho ralado, deixando refogar.
Junte a água e enquanto esquenta, acrescente o sal e a farinha de milho, misturando bem, em fogo mínimo, até engrossar e cozinhar.
Quando a massa se soltar da panela, misture constantemente durante alguns minutos para a farinha cozinhar.
Apague o fogo e ponha o polvilho azedo na massa que deve estar quente, mexendo bem para a total dissolução do polvilho.
Feche a panela com a tampa e deixe a massa esfriar, até esfriar um pouco.
Acrescente o ovo, e mexa com a ajuda de uma colher ou manualmente. É fundamental que a massa não esteja muito quente quando você acrescentar o ovo.
A princípio, vai parecer que a massa irá desandar e amolecer muito, mas ao amassá-la, ela voltará a firmar, ficando no ponto certo.
Quando a massa esfriar, continue amassando um pouco mais manualmente, para que fique bem uniforme e moldável.
Na sequência, modele os pastéis, usando para isso, um modelador de pastel, um cortador de formato redondo ou a boca de um copo.
jogue um pouco de farinha de milho ou fubá bem uma superfície plana, tire uma porção de massa e abra com o auxílio de um rolo ou na mão mesmo, mantendo uma espessura média.
Transfira para o modelador, coloque o recheio que desejar, vede, tire o excesso de massa, que você vai reutilizar e seu pastel estará prontinho. Se usar a borda de um copo ou um cortador, ao dar o formato que quiser ao pastel, junte o recheio e depois feche.
Se desejar, use essa massa para modelar coxinhas, dando o formato característico e colocando o recheio.
Com o salgado recheado, empane na farinha de milho fininha, para depois fritar. Vá moldando e empanando até a sua massa acabar.
Esquente uma boa quantidade de óleo em uma panela e ponha seu pastel ou coxinha, sem adicionar muitos por vez, senão o óleo esfria e o salgado encharca. Deixe fritar por imersão.
Tire e absorva o excesso de gordura em papel-toalha.
Agora você já pode servir e aproveitar seu espetacular pastel de angu!
Dica adicional: caso prefira, você pode trocar o alho desta receita por um tablete de caldo de galinha ou de carne dissolvido na água, mas se optar por isso, não use óleo na receita.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.