Que tal aprender a preparar, com esta receita sensacional, um saboroso pãozinho de sal, que vai conquistar a todos? Essa maravilha que não leva ovos e nem leite, com um preparo fácil, vai abrilhantar seu café ou lanche e você vai querer fazer sempre, pois fica muito gostoso! Confira a receita do Canal GORDICES DA TEKA, faça o espetacular pãozinho de sal e receba os elogios!
Como fazer pãozinho de sal
Para o pãozinho de sal, em uma vasilha grande, adicionaremos o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, misturando com um fouet. Vamos pôr o óleo e misturar de novo com o fouet. Acrescentaremos o sal, misturaremos e então, colocaremos a farinha, misturando bem com o fouet, a cada acréscimo, até a farinha não aparecer mais na massa. Assim que a massa ficar pesada e não for mais possível mexer com o fouet, mexeremos com as mãos. Vamos passar a massa para uma superfície plana ligeiramente polvilhada e sovar com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste seu delicioso pãozinho de sal!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pãozinho de sal
- 1 colher (café) de sal (2g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar (24g)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
- 3 xícaras (chá) de farinha e trigo (420g)
- ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
- 1 xícara (chá) de água morna (240ml)
- tirinhas de manteiga (o quanto baste)
A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Numa tigela grande, coloque o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, mexendo com um fouet.
- Acrescente o óleo e mexa rapidamente com o fouet.
- Junte também o sal, mexa e depois, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem com o fouet, a cada adição, até que ela não apareça mais na massa.
- Quando a massa pesar e não der mais para misturar com um fouet, misture com as mãos. Em seguida, transfira a massa para uma bancada levemente polvilhada com farinha e sove com as mãos, e, se a massa estiver grudando muito na mesa, ponha mais um pouco de farinha.
- Vá sovando e fazendo movimentos como se estivesse “rasgando” a massa, até ela ficar uniforme e bem molinha.
- Faça uma bola com a massa, passe para a tigela ligeiramente polvilhada com farinha e deixe crescer por uns 30-40 minutos, ou até dobrar de volume, coberta com filme-plástico.
- Após esse tempo, para que a massa volte ao início de fermentação, tire o ar, apertando com as pontas dos dedos.
- Divida a massa em pequenas porções para fazer os pãezinhos, fazendo bolinhas. Se tiver balança culinária, pese, deixando cada bolinha com cerca de 70g. Se desejar, você pode dividir a massa ao meio e moldar 2 pães apenas.
- Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira retangular e, antes de dispor as bolinhas nela, é preciso tirar novamente o ar. Para isso, aperte bem cada bolinha na mesa e em seguida, feche a massa nas mãos, formando uma trouxinha. Depois, boleie nas mãos e daí, sim, disponha na assadeira, mantendo um espaço entre os pãezinhos.
- Se optar por fazer 2 pães, abra a massa na mesa com a ajuda de um rolo. Passe várias vezes o rolo na massa e depois enrole, como se fosse um caracol, igual um pão caseiro, depois acomode na assadeira.
- Faça um corte na superfície de cada pãozinho, com a ajuda de um estilete ou faca. Na sequência, pegue tirinhas de manteiga e coloque uma em cada corte da massa, para os pães ficarem mais douradinhos e a casquinha mais sequinha.
- Leve ao forno sem pré-aquecer, para assar a 200°C, por cerca de 35-40 minutos.
- Retire, deixe amornar, sirva e saboreie seu magnífico pãozinho de sal! Bom proveito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais