Um pão bem macio e quentinho, recheado com queijo derretido e temperado com ervas aromáticas, saindo do forno e perfumando a sua cozinha é sempre bem-vindo, não é mesmo? Com um preparo fácil, este pão salgado do Canal Jana Cabral pode ser servido no café da manhã, lanche da tarde ou para acompanhar as refeições! Não espere mais, confira tudo e faça ainda hoje!
Como fazer pão salgado
Para a receita de pão salgado, você vai iniciar pelo preparo da massa. Para isso, coloque numa tigela espaçosa: o fermento biológico seco, a água ou leite integral morno e o açúcar refinado, mexendo esses ingredientes para o fermento ficar bem dissolvido. Deixe descansar durante 2 minutos, para iniciar a fermentação. Acrescente os ovos e a metade da farinha, mexendo muito bem. Agregue o restante da
farinha de trigo e o sal, mexendo primeiramente uma espátula e em seguida manualmente, juntando a manteiga derretida sem sal, tornando a mexer com a espátula, para incorporar. Conclua a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie esse pão divino!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pão salgado
Para a massa do pão
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (480 g)
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água ou leite integral morno (não pode ser quente)
- 2 ovos inteiros médios
- 45 g de manteiga derretida sem sal
- ¼ de xícara (chá) de açúcar refinado
Para o recheio
- ervas aromáticas a gosto (sugestão: cheiro-verde picadinho)
- 200 g de muçarela ralada
- 100 g de manteiga em ponto pomada
- 50 g de requeijão cremoso
Modo de preparo
Da massa
- Numa bacia, adicione 1 sachê de fermento biológico seco, junte 1 xícara (chá) de água ou leite integral morno e ¼ de xícara (chá) de açúcar refinado, misturando para dissolver o fermento.
- Mantenha em repouso por uns 2 minutinhos, para começar a fermentar.
- Junte 2 ovos inteiros médios e a metade da farinha (2 xícaras de chá), misturando bem, para desenvolver o glúten.
- Coloque o que sobrou da farinha (+ 2 xícaras de chá) e 1 colher (chá) de sal, misturando a princípio com uma espátula e depois com as mãos, incluindo 45 g de manteiga derretida sem sal, voltando a misturar com a espátula, para integrar essa manteiga na massa.
- Passe a massa para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada e comece a sovar.
- Vá sovando a massa por uns 10 minutos, até ficar mais elástica.
- Forme uma bola com a massa, passe-a para a bacia untada com farinha, cubra com um plástico limpinho e um guardanapo limpo e aguarde descansar por, aproximadamente, 1 hora, ou até a massa dobrar de volume. Enquanto isso prepare o recheio.
- Quando a massa crescer o dobro, após uns 30 ou 40 minutos, aperte-a com as pontas dos dedos para tirar o ar, tire-a da bacia, passe para a bancada levemente enfarinhada e abra com o auxílio de um rolo, num formato retangular.
- Esparrame o recheio, distribua 200 g de muçarela ralada e uma sugestão para modelar o pão, é cortar a massa em quadrados.
- Pegue uma forma de pão (30 cm x 10 cm de altura), untada e enfarinhada, ajeite as fatias nas mãos, colocando-as uma sobre a outra e acomode na forma deitadinhas, lembrando de deixar sempre as últimas fatias com o recheio virado para dentro.
- Cubra novamente com um plástico e aguarde repousar por mais 15 a 20 minutos, para a segunda fermentação, até que o pão cresça.
- Leve o pão para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que fiquem dourados.
- Tire o pão do forno, espere esfriar um pouco em uma grade, desenforme (é normal grudar um pouco devido ao requeijão), vá tirando as fatias, sirva e delicie-se com seu fantástico pão salgado!
Do recheio
- Misture 100 g de manteiga em ponto pomada com 50 g de requeijão cremoso e as ervas aromáticas a gosto (sugestão: cheiro-verde picado).
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais