Panacota Fácil



Autor:

PANACOTA FÁCIL

A Panacota (ou Panna Cotta) é uma sobremesa leve e deliciosa, originária de Piemonte, na Itália. Por seu frescor e delicadeza, a panacota é uma sobremesa que combina muito com o verão, especialmente porque ela sempre vem acompanhada por uma calda de frutas deliciosa e refrescante. Se você ainda não conhece essa sobremesa, não perca a chance de experimenta-la e, assim, trazer um pouco da Itália para a sua cozinha!
Para fazer a panacota, vamos precisar de leite integral, creme de leite fresco, açúcar, gelatina incolor sem sabor e essência de baunilha. Já para o preparo da calda de frutas vermelhas que acompanha a sobremesa, utilizaremos morangos, amoras, mirtilos, açúcar mascavo e água.
O modo de preparo da panacota é muito simples: basta aquecer o leite, o creme de leite e o açúcar e, em seguida, misturar a gelatina incolor hidratada em 5 colheres de sopa de água. Quando a mistura ferver, basta deixa-la cozinhar, sem parar de mexer, por 2 minutinhos e a panacota estará pronta. Agora só resta esperar esfriar, distribui-la em taças ou potinhos de sobremesa e levar à geladeira por, no mínimo, 4 horas.
Enquanto a sua panacota está na geladeira, comece o preparo da calda de frutas vermelhas, levando todos os ingredientes (exceto a água) à panela, em fogo médio. Quando as frutas estiverem macias, aperte-as com a ajuda de uma escumadeira e, depois que a calda começar a ferver, cozinhe por mais 4 minutos, mexendo sem parar. Se necessário, acrescente toda ou parte da água, conforme queira a calda mais ou menos fluida. Depois que a calda esfriar e a panacota estiver durinha, é hora da montagem da sobremesa. Para isso, basta colocar 2 colheres de sopa de calda sobre a panacota e decora-la com morangos, amoras e mirtilos frescos. O resultado final é uma sobremesa delicada, charmosa e deliciosa, para você fazer bonito em um jantar especial. Faça e confira! Panacota Fácil

Veja Também: 20 Sobremesas Para o Dia dos Pais

panacota

INGREDIENTES

Para a Panacota

  • 300ml de leite integral
  • 300g de creme de leite fresco
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)

Para a Calda de Frutas Vermelhas

  • 400g de morangos
  • 100g de amoras
  • 100g de mirtilos
  • 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • ½ xícara de chá de água (aproximadamente)

COMO FAZER PANACOTA FÁCIL

Modo de Preparo da Panacota

  1. Em uma panela, em fogo médio, misture o creme de leite fresco, o leite integral e o açúcar.
  2. Quando a mistura começar a esquentar, misture a gelatina incolor sem sabor hidratada em 5 colheres de sopa de água em temperatura ambiente.
  3. Continue mexendo sem parar, até começar a ferver.
  4. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por 2 minutos, sem parar de mexer.
  5. Desligue o fogo e misture a essência de baunilha.
  6. Espere esfriar e distribua a panacota em taças ou potes de sobremesa.
  7. Cubra cada pote ou taça com papel alumínio e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas.

panacota

Modo de Preparo da Calda de Frutas Vermelhas

  1. Em uma panela, em fogo médio, misture os morangos picados, as amoras, os mirtilos e o açúcar mascavo (reserve algumas frutas frescas e inteiras para a decoração).
  2. Quando as frutas estiverem macias, comece a amassá-las com a ajuda de uma escumadeira.
  3. Continue cozinhando, mexendo e amassando as frutas, por 5 minutos ou até a calda começar a ferver.
  4. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa por mais 4 minutos.
  5. Para finalizar, adicione a água de acordo com a sua preferência: se preferir uma calda mais rala, coloque toda a água, senão coloque metade da água.
  6. Desligue o fogo e espere a calda esfriar antes de utiliza-la na panacota.

Montagem

  1. Coloque uma camada de calda de frutas vermelhas (já fria) sobre a panacota (depois que ela estiver consistente) e decore com os morangos, as amoras e os mirtilos reservados.
  2. Sirva gelada.

Rendimento: 4 a 6 porções

Dica: A calda de frutas vermelhas que sobrar deve ser guardada na geladeira e tem validade de até 30 dias. Você pode utiliza-la para cobrir bolos, tortas, sorvetes ou panquecas. Fica uma delícia!

Confira o vídeo da receita no Canal Receitas Práticas Para Você:
Panacota Fácil
4.7 (93.33%) 51 votes

Compartilhe com um amigo