Que tal aproveitar as sobras de arroz da véspera, evitando o desperdício e preparando um delicioso nhoque de arroz cozido, que vai deixar todos com água na boca? Essa receita incrível é muito prática, pois você não precisa cozinhar o nhoque, basta adicionar num refratário e despejar o molho! Confira a receita do Canal Receitinhas com Amor e faça o saboroso nhoque de arroz cozido! Você vai arrasar!
Como fazer nhoque de arroz cozido
Para o nhoque de arroz cozido, iniciaremos pelo molho, colocando no fogo uma panela com banha e juntando o alho, dourado-o levemente, depois fritando a cebola e juntando a carne moída que fritaremos até ficar soltinha. Vamos colocar o colorau, o sal, o molho pronto e o tomate picado, tampando a panela e fervendo em fogo baixo por uns minutos, pondo o cheiro-verde depois disso, mexendo e reservando. Faremos a massa do nhoque seguindo corretamente o passo a passo e também para finalizá-la. Sirva e deguste seu divino nhoque de arroz cozido! Bom apetite!
Ingredientes da receita de nhoque de arroz cozido
Para o nhoque
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 ovos inteiros
- sal ou tempero completo (a gosto)
- 4 xícaras (chá) de arroz cozido
- cheiro-verde picado (a gosto)
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado + um pouco para polvilhar
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 4 xícaras (chá) de água
Para o molho
- 3 dentes de alho grandes amassados
- ½ colher (sopa) de banha de porco
- sal (a gosto)
- uma pitada generosa de colorau
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 500g de carne moída
- 1 tomate grande picado
- 1 sachê de molho de tomate pronto
- ½ cebola picadinha
Obs.: A medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
- Para o molho, leve uma panela ao fogo com a banha e adicione o alho amassado, deixando dourar ligeiramente. Em seguida, ponha a cebola fritando um pouco e entre com a carne moída, fritando bem e mexendo por vezes, até ficar bem soltinha.
- Acrescente o colorau, o sal e adicione o molho de tomate pronto e também o tomate picado, misturando tudo. Feche a panela com a tampa e deixe ferver por alguns minutos em fogo baixo.
- Após apurar o molho, adicione o cheiro-verde, misture e reserve com a panela tampada.
- Para a massa do nhoque, ponha no liquidificador: a água, os ovos, a margarina, sal ou tempero completo a gosto, cheiro-verde picado e o arroz cozido. Bata muito bem, até triturar o arroz.
- Coloque essa mistura batida numa panela e leve ao fogo até ferver, acrescentando mais um pouco de cheiro-verde picado, mexendo por vezes para não grudar no fundo da panela.
- Assim que ferver, junte a farinha de trigo, toda de uma vez e não pare de mexer com uma colher de pau, em fogo baixo, até a farinha cozinhar bem e a massa desgrudar da panela.
- Unte uma bancada levemente com óleo e despeje a massa nela, abrindo-a um pouco com uma colher e acrescentando o queijo parmesão ralado.
- Com o auxílio de uma espátula vá mexendo a massa, incorporando o parmesão e ajudando a esfriá-la.
- Quando esfriar e você conseguir pegar na mão, amasse bem na bancada formando uma bola, retire porções da massa e faça rolinhos, corta ando os nhoques do tamanho desejado e adicionando-os num refratário de vidro. Faça isso com toda a massa, até acabar.
- Despeje o molho reservado por cima dos nhoques, salpique cheiro-verde picado e polvilhe parmesão ralado.
- Se desejar leve ao forno apenas para aquecer.
- Sirva e se delicie com seu sensacional nhoque de arroz cozido!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Bolo de maisena sem farinha de trigo muito fofinho e perfeito para servir no lanche ou café
Sobremesa de Bis fácil com apenas 3 ingredientes para o seu fim de semana
Aprendi como amolar facas e tesouras em casa e agora elas estão perfeitas para o uso
Óleo de babosa caseiro para crescer cabelo e deixá-lo muito mais forte e saudável
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais