Mussarela caseira que estica e puxa: a melhor receita de mussarela da internet para fazer em casa

Vamos te ensinar a fazer uma mussarela caseira maravilhosa para servir no dia a dia

Mussarela Caseira
Mussarela caseira

Que tal aprender a preparar uma maravilhosa mussarela caseira, que não fica devendo nada à industrializada? Essa receita sensacional, te ensinará todos os segredos para fazer uma muçarela perfeita, sem amido, que estica e puxa, isso sem falar na economia que você terá ao fazê-la em casa. Confira a receita do Canal Receitas do Will e faça a incrível mussarela caseira, que vai te surpreender!

Como fazer mussarela caseira

Para a mussarela caseira, vamos esterilizar todo o material que usaremos e depois aquecer o leite numa temperatura entre 35°C e 38°C. Iremos diluir o coagulante em água e depois adicionar na panela do leite, mexendo, tampando e aguardando repousar por 1 hora. Passado esse tempo, cortaremos com uma faca a massa do queijo e juntaremos nesse leite coagulado, meio copo de água quente, mantendo em repouso por 20 minutos. Após esse tempo, retiraremos com uma concha o máximo de soro, reservando numa vasilha. Vamos finalizar a receita seguindo corretamente o passo a passo. Depois é só degustar essa gostosura de mussarela caseira! Bom apetite!

Ingredientes da receita de mussarela caseira

  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco (para a salmoura) 
  • 6 litros de leite fresco da vaca ou de saquinho (pasteurizado), só não usar leite de caixinha
  • 3 colheres (sopa) cheias de sal (cerca de 90g)
  • ½ copo de água quente
  • 1 litro de água filtrada gelada (para a salmoura)
  • 1 tampinha de coagulante diluída em meio copo de água filtrada

Modo de preparo

  1. Para realizar o procedimento inicial, primeiramente esterilize tudo que for usar com água fervente: panela, colher, copo. Utilize uma panela de alumínio fundido ou uma travessa de vidro, para coagular o leite.
  2. Para a base da mussarela, a temperatura do leite precisa estar entre 35°C e 38°C. Aqueça o leite no fogo e, se tiver um termômetro culinário, meça a temperatura do leite. Se não tiver o termômetro, adicione um pouco de leite aquecido no antebraço. A temperatura precisa estar morna, como a de uma mamadeira.
  3. Para coagular o leite, dilua uma tampinha de coagulante em meio copo de água filtrada e depois adicione e misture no leite.
  4. Deixe descansar tampado durante 1 hora.
  5. Após esse tempo, o leite estará bem coagulado, então, com uma faca, corte essa massa toda.
  6. Para separar mais rapidamente o soro da massa, acrescente meio copo de água quente nesse leite coagulado, que estará com bastante soro e os pedacinhos da massa que você cortou. Deixe descansar por 20 minutos.
  7. Decorrido esse tempo, você verá que a massa do queijo estará no fundo, e o soro por cima. Retire o máximo de soro com uma concha e reserve num recipiente, pois vamos usar.
  8. Para separar a massa do soro que ainda ficou, há algumas opções: passar a massa por um escorredor de arroz, em cima de uma tigela, ou por uma peneira, ou ainda usar a forminha para queijo, que já vem toda furadinha.
  9. Vá apertando e escorrendo o soro, separando-o da massa, que deve ser passada para uma forma de queijo ou ficar no escorredor, ou peneira.
  10. Tampe e reserve por 24 horas. Nesse meio tempo, vire e desvire 2 vezes o queijo, uma vez após 8 horas de descanso e a segunda vez, decorridas 16 horas de descanso. Não se esqueça de manter o soro reservado.
  11. Você notará que a massa do queijo ficará amarelada após esse tempo e com furinhos.
  12. Faça um teste para se certificar de que a massa está na consistência correta para fazer a muçarela. Para isso, corte um pedaço da massa, adicione numa tigela e despeje água fervente por cima. Mexa um pouco e depois retire esse pedaço de massa, com a ajuda de uma colher, manuseando com cuidado, pois estará bem quente. O ponto correto é uma textura de chiclete.
  13. Em seguida, aqueça o soro reservado, deixando-o bem quente, mas não fervendo.
  14. Ponha a massa do queijo cortada em pedaços nesse soro quente e mexa.
  15. Retire essa bola de massa derretida de dentro do soro e passe para uma forma de queijo se tiver, ou para um pote, daqueles de sorvete.
  16. Cubra com plástico-filme para não formar uma película e aguarde descansar por 1-2 horas em temperatura ambiente.
  17. Passado esse tempo, desenforme e, para salgar, utilize a salmoura.
  18. Para isso, pegue uma vasilha na qual conseguirá mergulhar pelo menos a metade da muçarela, coloque o sal e despeje 1 litro de água filtrada bem gelada por cima desse sal, mexendo com uma colher.
  19. Para corrigir o PH, acrescente o vinagre nessa água com sal e misture.
  20. Coloque a mussarela nessa vasilha da salmoura e reserve por 3 horas, virando-a na metade desse tempo, para poder salgar por igual.
  21. Decorrido esse tempo, tire o queijo da salmoura, enxugue, sirva e se delicie com sua mussarela caseira dos deuses!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Você também pode gostar de:

Troquei o pão francês do café da manhã por esse pão de frigideira fofinho que fica pronto em 30 minutos
Bolo de aipim de liquidificador fácil e rápido perfeito para o seu lanche ou café
O cabelo da minha irmã cresceu muito com esse shampoo orgânico para crescer cabelo
Bolo de fubá da vovó com açúcar e canela aquele bolo fofinho e delicioso que perfuma a casa inteira