Molho Pesto Para Macarrão



Autor:

MOLHO PESTO PARA MACARRÃO

O Molho Pesto Para Macarrão é um dos molhos mais populares na Itália e aqui no Brasil também faz muito sucesso. Isso porque ele é um molho simples, que não precisa ir ao fogo, e também é muito saboroso e saudável. Portanto, se você não dispensa uma massa, o molho pesto para macarrão é perfeito para você. Experimente!
O molho pesto para macarrão é uma versão “abrasileirada”, pois o molho pesto tradicional da Itália leva pinolis e queijo pecorino, iguarias italianas difíceis de encontrar no Brasil e extremamente caras. Na versão brasileira do molho, vamos substituir esses dois ingredientes por nozes e queijo parmesão ralado, respectivamente, sem perder no sabor e nas características essenciais do verdadeiro molho pesto italiano.
Para fazer o molho pesto, vamos utilizar folhas de manjericão, alho, azeite extravirgem, queijo parmesão ralado, nozes, sal e pimenta do reino. O modo de preparo do molho é muito simples: basta bater o alho e as nozes, levemente, no liquidificador e, em seguida, acrescentar o azeite extravirgem aos poucos, enquanto bate mais um pouco. Para finalizar, basta adicionar o queijo parmesão ralado, o manjericão, a pimenta do reino e o sal e bater rapidamente, só para misturar. O próximo passo é colocar o molho sobre a massa de sua preferência, já cozida, e servir. O resultado é um molho delicioso, saudável e que vai agradar toda a família!
O molho pesto fica perfeito com massas longas ou curtas, frescas ou secas, como o espaguete, o talharim, o parafuso, o penne e o gravatinha. No entanto, você pode utilizar esse molho em outros tipos de massas e até com carnes com excelente resultado. Vale a pena experimentar!
Faça o molho pesto para macarrão hoje mesmo para a refeição da sua família. Com certeza, eles merecem essa delícia! Molho Pesto Para Macarrão

Veja Também: 10 Receitas de Bacalhau

molho pesto

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de manjericão fresco
  • 1 xícara de chá de nozes picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 xícara de chá de azeite extravirgem
  • 150g de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

COMO FAZER MOLHO PESTO PARA MACARRÃO
Modo de Preparo

  1. No liquidificador ou no processador, bata o alho e as nozes rapidamente.
  2. Adicione o azeite, aos poucos, batendo até obter um molho.
  3. Acrescente o manjericão, o queijo parmesão, o sal e a pimenta do reino a gosto e bata rapidamente, só para misturar.
  4. Coloque sobre o macarrão de sua preferência cozido e sirva em seguida.

molho pesto

Dicas:

  • O segredo é não bater muito o manjericão, pois ele deve ficar levemente triturado e fresquinho. Se você bater muito, ele vai se transformar em uma pasta e ainda vai cozinhar com o calor do liquidificador ou do processador, alterando, assim, o sabor e a textura do seu molho!
  • Retire a parte verde de dentro do alho, pois ela deixa o molho pesto com sabor muito forte!

molho pesto

Rendimento: 6 porções

Molho Pesto Para Macarrão
4.9 (97.27%) 44 votes

Compartilhe com um amigo