O Molho de Tomate Caseiro é a melhor coisa que você pode fazer pela sua família, afinal, você não vai dar molho de tomate ultraprocessado para quem você mais ama, não é?
Por isso, vamos te ensinar a fazer molho de tomate caseiro com tomates, tomates pelados e também passata de tomate.
O molho de tomate caseiro feito com tomates demora um pouquinho mais porque envolve higienizar, cortar, cozinhar e liquidificar os tomates.
Já o molho de tomate caseiro feito com tomate pelado vai despender somente o tempo de retirar peles e sementes da lata e liquidificar os tomates.
Usando a passata, você pula todas essas etapas e pode usa-la logo após abrir a embalagem.
A escolha vai depender do tempo que você terá para fazer o molho e também do que você tem em casa.
De qualquer forma, confira agora mesmo a receita de molho de tomate caseiro!
Como Fazer Molho de Tomate Caseiro
Para fazer o molho de tomate caseiro, além dos tomates, vamos precisar de alho, cebola, azeite, manjericão (opcional), açúcar e sal.
O modo de preparo do molho de tomate caseiro é muito simples: basta refogar a cebola no azeite. Em seguida, adicionar o alho e, depois, o manjericão.
O próximo passo é colocar o tomate e o açúcar, para retirar o excesso de acidez do molho, e deixar ele cozinhando por cerca de 15 minutos.
Para finalizar, é só acertar o sal e acrescentar mais manjericão, caso queira.
O resultado final é um molho de tomate caseiro muito saboroso, encorpado e que vai agradar toda a família. Confira a receita e faça hoje mesmo!
Autor: Caroline Donatelli
Tipo: Molhos
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de fogo: 20 minutos
Tempo total: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Calorias: 170 kcal
Ingredientes da Receita de Molho de Tomate Caseiro
- 1 kg de tomates maduros (italiano ou débora) ou 2 latas de tomate pelado ou 1 vidro de passata de tomate
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho amassados
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa rasa de açúcar
- manjericão fresco (opcional)
- sal ( a gosto)
Modo de Preparo
- Se você estiver usando tomates, higienize e corte-os em 4 partes iguais. Leve para cozinhar com água até eles murcharem bem. Em seguida, bata os tomates cozidos no liquidificador com um pouco da água do cozimento, peneire e reserve.
- Se você estiver usando o tomate pelado, retire as peles de tomate, se houverem, e também as sementes. Bata os tomates, o suco que fica na lata e 1 xícara de chá de água no liquidificador e reserve.
- Em uma panela, refogue a cebola no azeite até ela ficar transparente.
- Acrescente o alho amassado e refogue por 1 minuto.
- Junte o manjericão fresco e misture levemente (opcional).
- Adicione os tomates liquidificados ou a passata de tomate (coloque um pouco de água no vidro da passata para retirar bem o tomate e junte na panela) e misture bem.
- Acrescente o açúcar, para diminuir a acidez do molho e deixe cozinhar, com a panela semi-tampada, por cerca de 15 minutos ou até o molho ficar na consistência desejada.
- Por último, acerte o sal, salpique mais manjericão (opcional) e coloque sobre a massa.
Dica do Chef:
- Adicione 1 concha da água do cozimento do macarrão ao seu molho. Ele ficará mais encorpado, devido ao amido do macarrão.
- Se estiver usando tomates e quiser deixar o seu molho mais vermelho, acrescente 2 colheres de sopa de extrato de tomate.
- Se estiver usando o tomate pelado e quiser um molho mais pedaçudo, apenas pique os tomates grosseiramente.
Agora que você já sabe fazer o molho de tomate, que tal aprender a preparar uma deliciosa lasanha de carne moída? Confira a receita!
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais