Somos um site de culinária e dicas caseiras, porém, grande parte das pessoas que nos acompanham são mães e pais e esse assunto é de extrema importância para quem tem filhos pequenos. Podemos estar salvando uma vida. Ao final, faça também sua parte e compartilhe com seus amigos e familiares.
Pais muitas vezes não se preocupam com isso, mas quando você passa um dia na piscina, é normal que se sinta exausto e sonolento, principalmente se for uma criança ativa.
É exatamente por isso que Cassandra não suspeitou de nada quando seu filho Johnny disse que precisava dormir logo que chegou em casa, após ter passado o dia todo na piscina. O menino foi para a cama após o dia cansativo e sua mãe não suspeitou que pudesse haver algo errado. Horas depois, foi ver seu filho e ficou surpresa: a criança tinha espuma na boca muita dificuldade para respirar.
Levou-o imediatamente para o pronto socorro e foi informada que o que Johnny teve um “afogamento secundário”, condição que resultou de água ingerida que pode ocorrer em até 72 horas.
Embora seja raro, afogamento secundário pode ser fatal se os sintomas de alerta forem ignorados. Sempre que alguém (crianças e adultos) inalar até mesmo um pequeno jorro de água (piscina, lago ou mar) pode irritar os pulmões e causar inchaço.
Normalmente mesmo pouca água nos pulmões pode causar o afogamento secundário, já que uma quantidade pequena de líquido é suficiente para prejudicar a capacidade dos pulmões de fornecer oxigênio para a corrente sanguínea
Se o seu filho teve um quase afogamento ou engolido muita água, mantenha um olhar atento para os sintomas de afogamento secundário e leve-o para o hospital imediatamente. Os sintomas podem levar entre um dia a 72 horas para aparecer.
Aqui estão os principais sintomas:
- Irritabilidade e mudança de humor sem motivo aparente
- Cansaço e fadiga em excesso após o banho
- Falta de ar
Compartilhe essa matéria com seus amigos e família. Você pode salvar uma vida!
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais