Massa de Esfiha Árabe



Autor:

MASSA DE ESFIHA ÁRABE

A Massa de Esfiha Árabe é uma receita do saudoso padeiro Benjamin Abrahão. Ele nos conta que ele via a sua mãe, uma senhora síria, preparando essa receita, então ele aprendeu a fazê-la e hoje as suas esfihas fazem o maior sucesso em todas as unidades da sua padaria, portanto, se você quer comer uma esfiha de qualidade, muito saborosa e bem recheada, faça a massa de esfiha árabe. E se você quer vender esfihas e conquistar a sua independência financeira, faça a massa de esfiha árabe também, pois ela é muito econômica, saborosa e rende bastante. Outra vantagem dessa massa de esfiha é que, com ela, você pode fazer esfihas abertas ou fechadas, dependendo da preferência da sua família.
Para fazer a massa de esfiha árabe, você não vai utilizar leite ou ovos, o que deixa a receita mais barata e o seu lucro maior (caso venha a vende-la). Os ingredientes para a massa de esfiha árabe são: farinha de trigo, fermento biológico fresco, óleo, açúcar, sal e água. Com certeza, são ingredientes acessíveis, fáceis de encontrar e que geralmente você tem em casa.
O modo de preparo da massa de esfiha árabe é muito simples: você deve começar pela esponja – um preparado de farinha de trigo, água e fermento, que fica descansando por 15 minutos e é responsável pela fermentação da massa. Depois que a esponja estiver pronta, basta acrescentar os demais ingredientes, deixando a água por último, pois ela é que vai dar o ponto da massa, ou seja, deixa-la úmida, homogênea e desgrudando das mãos.
Caso a sua farinha de trigo seja muito seca, você vai precisar de mais água para atingir o ponto da massa, mas se a sua farinha de trigo for mais úmida, talvez você não utilize toda a água na sua massa de esfiha árabe.
O senhor Benjamin recomenda duas opções de recheio: o de carne e o de ricota. Ambos são muito fáceis de fazer e ficam deliciosas no recheio da sua massa de esfiha árabe. Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo delas e coloque a sua mão na massa hoje mesmo! Massa de Esfiha Árabe

Veja Também: Pão Caseiro: 20 Receitas Fáceis e Rápidas

Massa de Esfiha Árabe

INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo
  • 20g de fermento biológico fresco
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • ½ colher de sopa de sal
  • 1 copo de requeijão de água (em temperatura ambiente)

COMO FAZER MASSA DE ESFIHA ÁRABE

Modo de Preparo

  1. Misture uma porção de 50 a 100g de farinha de trigo, esfarele o fermento e acrescente um pouco de água.
  2. Deixe a mistura descansar, para fermentar, formando uma esponja, durante 15 minutos.
  3. Acrescente o restante da farinha de trigo, óleo, o açúcar, o sal e, por último, junte a água, aos poucos, enquanto mistura com as mãos.
  4. A massa deve ficar úmida, macia e desgrudar das mãos, por isso, se a massa ficar muito úmida, acrescente um pouco mais de farinha de trigo, mas, se a massa ficar muito seca, acrescente um pouco mais de água (para mais detalhes, confira o vídeo abaixo).
  5. Quando chegar no ponto, sove a massa até ela ficar lisa e homogênea.
  6. Divida a massa em 2 partes iguais e faça um rolinho com cada uma delas.

massa de esfiha árabe

  1. Divida cada rolinho em porções de 4 dedos, boleie cada porção (enrole como uma bolinha) e deixe crescer por 30 minutos.
  2. Sobre uma bancada enfarinhada, abra a bolinha de massa com um rolo, até ela ficar bem fina.
  3. Coloque uma porção generosa do recheio e feche ou deixe a massa aberta.
  4. Para a esfiha aberta, faça uma borda de 0,5cm em cada bolinha aberta e coloque a carne no meio (para mais detalhes, confira o vídeo abaixo).
  5. Para a esfiha fechada, una as duas pontas paralelas de massa até o meio da esfiha e puxe a parte inferior da massa em direção às duas bordas unidas, fechando com as mãos (para mais detalhes, confira o vídeo abaixo).
  6. Coloque a massa de esfiha fechada na forma, com as emendas para cima.
  7. Leve para assar em forno preaquecido a 230ºC até as esfihas dourarem.

Rendimento: 18 unidades grandes (com 38g cada)

Dica: se no dia em que fizer a receita, estiver muito frio, aqueça levemente a água (temperatura de mamadeira). Se você ferver a água, ela vai interromper a ação do fermento e a sua esfiha não vai crescer e ficar fofinhos. Em dias quentes, utilize a água em temperatura ambiente.

INGREDIENTES

Para o Recheio de Carne

  • 500g de carne moída crua
  • cebola picada a gosto
  • alho amassado a gosto
  • tomate sem pele e sem sementes picados a gosto
  • salsinha picada a gosto
  • sal a gosto
  • caldo de 2 limões

Para o Recheio de Ricota

  • 200g de ricota
  • tomate picado a gosto
  • cebola picada a gosto
  • salsinha picada a gosto
  • sal a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo dos Recheios

  1. Misture os ingredientes de cada recheio em uma tigela e empregue na massa.
Confira o vídeo completo do Sr. Benjamin Abrahão ensinando a fazer a massa de esfiha árabe:
Massa de Esfiha Árabe
5 (100%) 43 votes

Compartilhe com um amigo