Maionese Verde de Leite

A receita de maionese verde de leite é deliciosa. Perfeita para acompanhar hambúrguer, sanduíches, saladas e até mesmo salada de maionese. É uma combinação maravilhosa.

A maionese verde de leite é personalizada. Vou ensinar como fazer uma maionese verde de leite completa. No entanto, você pode tirar algum ingrediente caso queira, com excessão do leite e do óleo. Não vamos utilizar sal. No lugar dele utilizaremos uma colher de café de tempero completo, tipo Sabor Ami ou Arisco. O tempero, eu recomendo que coloque uma colher de café, porém, se quiser mais salgadinha, é só acrescentar mais tempero. Também pode substituir o tempero por um Sazon. Fica fantástico.

A salsinha e a cebolinha podem variar conforme seu gosto. O mínimo é uma colher de cada, picadinho. Eu, particularmente chego a colocar até uma xícara de café de salsinha e cebolinha.

Outro ingrediente que dará um toque todo especial é o orégano. Uma colher de café já deixará sua maionese verde de leite sensacional.

No meu caso, como tenho acesso fácil à manjericão, também coloco umas 3 ou 4 folhinhas. Mas é bem pessoal.

Dois ingredientes que não podem pesar são o alho e o limão. O primeiro, uma colher de café de alho picadinho é mais que suficiente. O segundo, se colocar demais vai azedar. Recomendo que coloque uma colher de sopa de suco de limão e não passe disso.

No mais, o leite precisa estar BEM GELADO e preferencialmente os outros ingredientes também, com exceção do óleo. Eu costumo colocar até o copo do liquidificador no freezer uns 20 minutos antes de preparar a maionese verde de leite.

Você com certeza já deve ter ouvido a expressão “desandar a maionese”. A maionese realmente desanda se os ingredientes não estiverem gelados ou se derramar óleo muito rápido no liquidificador. Por isso, faça com muito cuidado.

Como fazer maionese verde de leite:

Primeiro você coloca o leite gelado no liquidificador e ligue na velocidade baixa. Pela tampa, deixe cair um fio de óleo até começar a ficar cremoso. Feito isso, adicione o alho, o sal, o orégano, a salsinha e a cebolinha, volte a bater e despejar mais um pouco de óleo em fio. Quando tudo tomar consistência e dobrar o volume, coloque o limão e vá despejando o óleo em fio até atingir o ponto. O ponto é quando você coloca em uma colher, vira e a maionese não cai.

Eu gosto de colocar uns minutos na geladeira, mas isso é opcional.

Dica: Você pode intercalar óleo com azeite. Além de mais saudável, dará um sabor todo especial.

Autor: André Holmo
Tipo: Molhos
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo total: 20 minutos
Rendimento: 2 potes de 400 gramas
Calorias: 740 a cada 100 gramas

Maionese Verde De Leite
Foto: Deposiphotos

Ingredientes da Receita de Maionese Verde de Leite:

  • 150 mls de leite bem gelado
  • 350 mls de óleo de soja
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de café de alho picadinho
  • 1 colher de café de orégano
  • 1 colher de café de tempero completo
  • 1 colher de sopa de limão
  • 3 folhas de manjericão (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Coloque o leite gelado no liquidificador. Ligue em velocidade baixa e vá derramando um fio de óleo pela tampa até ficar cremoso. Vai dobrar o volume.
  2. Adicione o tempero, o alho, o orégano, a salsinha a cebolinha e o manjericão se optou por colocá-lo. Volte a bater e continue derramando um fio de óleo.
  3. Novamente, quando tomar consistência de maionese, coloque o limão e continue colocando óleo em fio até ficar bem firme. O ponto é quando você coloca a maionese verde de leite em um prato, o vira e a maionese não cai.
  4. Coloque em potes esterilizados e armazene na geladeira por até uma semana.

AVALIE ESSA RECEITA!