Macarrão com brócolis

A receita de macarrão com brócolis é fantástica! Brócolis é um vegetal excelente e de sabor muito marcante, que combina perfeitamente com alho frito, bacon e azeite.
O resultado é um macarrão com brócolis delicioso, pronto em menos de 30 minutos e que vai surpreender toda sua família!

Nosso macarrão com brócolis tem alguns segredos que vou revelar: O primeiro é que fica melhor em macarrão de massa longa, espaguete, linguine, talharim, entre outros. O segundo, é que para dar um sabor único, você deve utilizar um queijo forte. Eu gosto de usar parmesão fresco, mas você pode utilizar provolone ou até mesmo um queijo mineiro.

O brócolis deve ser do tipo ninja. Corte em flores, como na imagem abaixo:

Os Brócolis Da Receita De Macarrão Com Brócolis Devem Ser Cortados Dessa Maneira.
Macarrão com brócolis 4

Cozinhe, se possível, o brócolis no vapor. Ele deve estar cozido e bem firme para o preparo do macarrão.

O Bacon deve ser cortado em cubos médios como na imagem abaixo:

O Bacon Deve Ser Picado Em Cubos Para A Receita De Macarrão Com Brócolis
Macarrão com brócolis 5

O alho deve ser bem picadinho. Você precisará de duas panelas e duas frigideiras. Você vai fritar o alho em uma frigideira e o bacon em outra. Quando ambos estiverem no ponto, vamos misturar em uma só frigideira.

Como fazer macarrão com brócolis

O primeiro passo é colocar água pra ferver. Você precisará de duas panelas: A primeira para cozinhar o brócolis e a segunda para cozinhar o macarrão. Além disso precisará de uma frigideira alta pra fritar o bacon e refogar o brócolis.

Coloque 4 litros de água para ferver na panela do macarrão e 1,5 litros na panela do brócolis. Quando a água do brócolis começar a ferver, coloque as flores e deixe fervendo por 5 minutos.

Na frigideira, aqueça uma colher de azeite e frite o bacon. Coloque uma tampa e mexa ocasionalmente.

Em uma frigideira separada, adicione uma colher de azeite e o alho picadinho. Frite em fogo baixo e quando começar a amarelar transfira para a frigideira que está o bacon. Coloque também o brócolis cozido e um sachê de Meu Segredo. Misture bem. Um pouco do brócolis vai se desmanchar, o que é normal. Desligue o fogo e reserve.

A essa altura, a água do macarrão já deve estar borbulhando. Adicione uma colher de sopa de sal e leve o macarrão ao fogo até que fique al dente. Dependendo do macarrão, isso leva uns 7 minutos. Informe-se na embalagem.

Quando o macarrão estiver quase pronto, tire 2 conchas e meia da sua água e misture com o conteúdo da outra panela, com o brócolis, alho e bacon. Volte ao fogo baixo por 3 minutos.

Escorra o macarrão e ainda no escorredor adicione um pouco de azeite. Volte-o para a panela, misture delicadamente com todo o conteúdo da segunda panela, com o queijo parmesão ralado e mais 3 sachês de Meu Segredo. Coloque também o restante do azeite.

O macarrão com brócolis está pronto para ser servido.

Autor: André Holmo
Tipo: Almoço/Jantar
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total: 40 minutos
Rendimento: Serve 5 pessoas
Calorias: 320 calorias a cada 200 gramas

Macarrão Com Brócolis Pronto Para Servir.
Macarrão com brócolis 6

Ingredientes da Receita de Macarrão com Brócolis:

  • 300 gramas de bacon picado em cubinhos
  • 150 gramas de parmesão fresco ralado
  • 1 maço de brócolis ninja cortado
  • 4 sachês de meu segredo ou tempero de sua preferência
  • 2 dentes de alho bem picadinhos
  • 500 gramas de macarrão talharim ou espaguete
  • 150 ms de azeite

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, coloque 1,5 litros de água pra ferver. Ao levantar fervura adicione o brócolis e deixe no fogo por 5 minutos. Escorra e reserve.
  2. Frite o alho em uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite. Quando começar a amarelar tire do fogo e reserve.
  3. Em uma panela, aqueça 2 colheres de azeite e coloque o bacon em cubos. Cubra a frigideira com uma tampa. O ponto é macio, mesmo que não fique muito frito. Quando atingir o ponto, misture com o alho e o brócolis reservado. Adicione um sachê de meu segredo e desligue o fogo.
  4. Em uma panela, coloque 4 litros de água pra ferver. Quando estiver borbulhando adicione uma colher de sopa de sal, mexa e coloque o macarrão. Deixe cozinhar conforme instruções da embalagem, normalmente 7 minutos.
  5. Antes de escorrer, tire duas conchas e meia da água do cozimento e coloque na panela do brócolis. Ligue o fogo baixo e deixe reduzir enquanto finaliza o processo.
  6. Escorra o macarrão e ainda no escorredor coloque uma colher de azeite.
  7. Volte o macarrão para a panela, coloque o queijo ralado, 3 sachês de meu segredo e o conteúdo da outra panela. Coloque também o que sobrou do azeite. Misture delicadamente

Sirva acompanhado com vinho tinto.

Conheça também essa super receita com brócolis

AVALIE ESSA RECEITA!