KIBE CRU
Apesar da distância geográfica, a culinária árabe sempre faz o maior sucesso em jantares brasileiros. Deve ser porque suas receitas são leves, saudáveis, deliciosas e muito fáceis de preparar, como esse maravilhoso Kibe Cru que trazemos hoje.
Para começar, ao contrário do que muita gente pensa, a carne do kibe cru é cozida, sim. “Como assim?”, você deve estar se perguntando. É muito simples: assim como no ceviche, a carne do kibe cru é cozida no limão, por isso, ela não faz mal à saúde. Além disso, é claro, você deve comprar a carne bem fresca, de preferência, no dia em que for preparar o kibe cru e ainda escolher um açougue de confiança, com carne de boa procedência. Com esses pequenos cuidados, o seu kibe cru ficará maravilhoso e sem risco algum para a saúde dos seus familiares e convidados!
Para fazer o kibe cru, vamos precisar de 1 pacote de trigo para kibe (500g), ½ quilo de patinho moído duas vezes e temperos como cebola, salsinha, cebolinha, hortelã, alho, pimenta síria, limão Taiti, azeite de oliva, sal e açúcar.
O modo de preparo do kibe cru é muito simples: basta deixar o trigo de molho por cerca de 2 horas, em água filtrada.
Em seguida, escorre-lo bem, para retirar todo o excesso de água. Por fim, é só misturar a carne moída e todos os temperos e amassar bem, com as mãos, até obter uma massa homogênea. O próximo passo é transferir o kibe cru para uma travessa de vidro e arruma-lo com as mãos, apertando e nivelando bem a massa. Para decorar, basta fazer riscos superficiais sobre o kibe cru, com uma faca ou espátula, regar com azeite de oliva e colocar ramos de hortelã, para dar um charme. Com certeza, o seu kibe cru ficará sensacional!
Faça o kibe cru hoje mesmo. Seja para o almoço em família ou um jantar especial, ele será um enorme sucesso!
Veja Também: 40 Sobremesas Para o Natal
INGREDIENTES
- 500g de trigo para kibe
- 500g de patinho moído duas vezes
- 1 cebola grande picada
- 1 maço de cebolinha picadinha
- 1 maço de salsinha picadinha
- 20 folhas de hortelã picadas
- 1 colher de sopa de alho ralado
- 1 colher de sopa de pimenta síria
- sumo de 2 limões Taiti
- 1 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
- 1 e 1/2 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- azeite de oliva e ramos de hortelã (para decorar)
Modo de Preparo
- Coloque o trigo para kibe em uma tigela e cubra com água filtrada até 1 dedo acima do trigo.
- Deixe de molho por 2 horas.
- Passe o trigo para kibe em uma peneira e aperte bem, para retirar o excesso de água.
- Repita o processo, se necessário, para garantir que o trigo fique bem sequinho.
- Em uma tigela, misture o trigo para kibe já seco, o patinho moído, a cebola picada, a cebolinha picada, a salsinha picada, o hortelã picado, o alho amassado, a pimenta síria, o limão Taiti, o azeite, o sal e o açúcar.
- Amasse bem, com as mãos, até obter uma massa homogênea.
- Transfira a massa para uma travessa de vidro e aperte com as mãos, para compactar e nivelar bem o kibe.
- Para decorar, faça traços diagonais com uma faca ou espátula, formando losangos.
- Regue com uma camada generosa de azeite e decore com ramos de hortelã.
- Sirva em seguida ou guarde na geladeira até a hora de servir.
Dicas:
- Lave o trigo para kibe, para retirar as casquinhas que às vezes vêm na embalagem. Para fazer isso, basta colocar água na tigela e as casquinhas vão emergir para cima da água. Escorra com cuidado e repita o processo quantas vezes achar necessário.
- Uma outra forma de servir o kibe cru é sobre pétalas de cebola (previamente deixadas de molho em água gelada por 30 minutos, para retirar o ardor). Fica charmoso demais!
Confira o vídeo da receita abaixo:
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais