Que tal preparar um prato leve e delicioso para variar as refeições da família? O gratinado de legumes é simples, feito com abobrinha, cenoura, requeijão e muçarela, formando uma combinação cremosa e irresistível. Ideal para acompanhar pratos principais ou ser servido como estrela da refeição. Aprenda como fazer e experimentar!
Como fazer gratinado de legumes
Para preparar o gratinado de legumes , comece ralando os legumes e temperando com páprica, mostarda, sal e azeite. Depois, misture com requeijão e muçarela para criar um recheio cremoso. Finalize no forno com uma camada de queijo dourado. É uma receita prática e perfeita para qualquer ocasião.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de legumes gratinadas
- Queijo muçarela ralado a gosto
- 1 pote de requeijão cremoso
- 1 cenoura crua
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- Uma pitada de pimenta-do-reino
- Uma pitada de páprica defumada
- Uma pitadinha de sal
- 1 abobrinha italiana
Modo de preparo
Do gratinado de legumes
- Lave bem a abobrinha e rale-a finamente. Rale também a cenoura, após descascar.
- Transfira os legumes ralados para uma tigela grande e tempere com páprica defumada, sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e mostarda. Misture bem.
- Adicione o requeijão cremoso e muçarela ralada a gosto. Misture até incorporar todos os ingredientes.
- Unte um refratário com azeite ou margarina e despeje uma mistura de legumes, espalhando uniformemente.
- Cubra com mais muçarela ralada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que o queijo esteja gratinado e dourado.
- Retire do forno, deixe amornar e sirva.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais