Geleia de Jabuticaba



Autor:

GELEIA DE JABUTICABA

Entre setembro e novembro, é tempo de jabuticaba. Em algumas cidades, os pés ficam lotados e em cada esquina há alguém vendendo a fruta, por isso, é a época perfeita para fazer uma deliciosa geleia de jabuticaba!
Para fazer a geleia de jabuticaba, vamos precisar de 1kg de jabuticaba, 500ml de água, suco de 1 limão e açúcar. A quantidade exata de açúcar, vai depender da quantidade de líquido retirada das jabuticabas cozidas, por isso, vai depender da qualidade da sua jabuticaba e também do quanto você a espremeu para obter o líquido. Vou explicar melhor: em uma panela, você vai cozinhar as jabuticabas na água por 15 minutos. Em seguida, vai espremer as jabuticabas, formando um líquido. O próximo passo é medir esse líquido, volta-lo à panela e colocar a mesma quantidade do líquido de açúcar (por exemplo, se meu líquido deu 3 xícaras, eu coloco 3 xícaras de açúcar, e assim por diante) e o suco de ½ limão.
Depois de cerca de 40 minutos no fogo, mexendo devagar, a sua geleia estará pronta. Agora você deve estar se perguntando como saber o ponto da geleia de jabuticaba. É muito simples: basta colocar uma pequena quantidade da geleia de jabuticaba em um prato e deixar esfriar. Se você passar o dedo e a geleia estiver grossinha e grudenta, é porque está boa. Para finalizar, então, basta deixar a geleia de jabuticaba esfriar e coloca-la em potinhos com tampa.
Você pode servir a geleia de jabuticaba com pão, torradas ou bolachas salgadas e até mesmo preparar um delicioso cheesecake e coloca-a na cobertura. Gostou da ideia? Então faça hoje mesmo a maravilhosa geleia de jabuticaba e deixe toda a família com água na boca! Geleia de Jabuticaba

Veja Também: Pão Caseiro: 20 Receitas Fáceis e Rápidas

geleia de jabuticaba

INGREDIENTES

  • 1kg de jabuticaba
  • 500ml de água
  • suco de 1 limão
  • açúcar (a quantidade necessária)

COMO FAZER GELEIA DE JABUTICABA
Modo de Preparo

  1. Em uma panela grande, coloque a jabuticaba e a água.
  2. Leve para ferver, em fogo alto, por 15 minutos.
  3. Desligue o fogo e passe a mistura por uma peneira.

geleia de jabuticaba

  1. Esprema bem as jabuticabas, para todo o líquido ser retirado.
  2. Em um copo de medida, meça a quantidade do líquido.
  3. A quantidade de açúcar deve ser a mesma quantidade do líquido.
  4. Por exemplo, se deu 1 litro de líquido, você vai medir 1 litro de açúcar (que equivale a 800g). Se você usou uma xícara para medir e deu 4 xícaras de líquido, você deve colocar 4 xícaras de açúcar, e assim por diante.
  1. Na panela, então, coloque todo o líquido, a mesma quantidade de açúcar e o suco de ½ limão.
  2. Leve ao fogo, mexendo sem parar até obter o ponto de geleia (aproximadamente 40 minutos).

geleia de jabuticaba

  1. Para saber se a geleia está no ponto, basta colocar uma pequena porção em um prato e esperar esfriar.
  2. Se a geleia estiver no ponto, quando você passar o dedo, ela vai estar grossinha e grudenta, então desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.
  3. Por último, espere esfriar completamente e coloque em potinhos com tampa.
  4. Sua geleia de jabuticaba estará pronta para servir!

Confira a receita passo-a-passo no Canal do Fernando Couto:

Geleia de Jabuticaba
5 (100%) 32 votes

Compartilhe com um amigo