Fogazza Italiana


A Fogazza Italiana é um pastel frito, feito com massa de pão, que veio para o Brasil com a colônia italiana e hoje faz o maior sucesso nas festas italianas da Mooca e do Bixiga, em São Paulo. Se você já foi em alguma dessas festas, com certeza já deve ter provado a fogazza italiana e agora vai poder fazê-la na sua casa, a hora que quiser. Além de deliciosa, a fogazza italiana é um lanche prático, econômico e que “sustenta”, afinal, comida italiana é farta e não é permitido sair com fome da mesa. É por isso que você precisa aprender essa receita e chamar toda a família para saborear essa deliciosa fogazza, acompanhada de um bom vinho!
Essa receita de fogazza italiana é do queridíssimo Chef Álvaro Rodrigues e, para fazê-la, você vai precisar de ingredientes simples e baratos, como farinha de trigo, manteiga ou margarina, água, açúcar, sal e fermento biológico fresco. O modo de preparo da fogazza italiana também é muito simples: basta misturar todos os ingredientes, formando uma massa lisa e homogênea e começar a montar as fogazzas. Você nem precisa deixar a massa crescer, o que vai economizar bastante o seu tempo!
O recheio da fogazza italiana depende do seu gosto e das preferência da sua família. A fogazza italiana da Festa da Acheropita é recheada apenas com queijo mussarela e tomate picado e temperado e faz o maior sucesso. Outros recheios que combinam bastante são aqueles com presunto, mortadela, linguiça calabresa ou com uma variedade de queijos (lembrando que tanto a mussarela ralada quanto o tomate sem pele e sem sementes picado e temperado é item obrigatório de qualquer combinação)!
Para fritar a fogazza italiana, basta usar o bastante óleo quente (nem frio, nem muito quente) e deixar ela corar dos dois lados. O resultado final é uma fogazza fofinha, sequinha e bem recheada, perfeita para o lanche da sua família!
Escolha o recheio e faça hoje mesmo a deliciosa fogazza italiana. Sua família merece esse carinho!

Veja Também: Pão Caseiro: 20 Receitas Fáceis e Rápidas

Fogazza Italiana

INGREDIENTES

  • 500 a 600g de farinha de trigo
  • 30g de manteiga ou margarina sem sal (1 colher de sopa mal cheia)
  • 1 e ¼ de xícara de chá de água (em temperatura ambiente)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 15g de fermento biológico fresco

COMO FAZER FOGAZZA ITALIANA
Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, dissolva o fermento biológico fresco no açúcar, até ele ficar líquido.
  2. Adicione o sal, a manteiga e a água e misture.
  3. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até a massa desgrudar das mãos.
  4. Sove a massa em uma bancada levemente enfarinhada, até ela ficar lisa e homogênea.
  5. Divida a massa em 20 pedaços iguais.

Fogazza Italiana

  1. Abra cada pedaço de massa com um rolo, sobre a bancada enfarinhada, formando um disco.
  2. Coloque o recheio de sua preferência e feche, apertando bem as bordas.
  3. Se quiser, passe um cortador para deixar a massa certinha.
  4. Leve para fritar em bastante óleo quente, virando na metade do tempo, para dourar dos dois lados.
  5. Retire do óleo e coloque em uma travessa forrada com papel toalha, para escorrer.
  6. Sirva em seguida.

Sugestões de Recheios

  • Recheio Tradicional (Festa da Acheropita): mussarela ralada com tomate sem pele e sem sementes picado, temperado e escorrido (para retirar o excesso de líquido).
  • Recheio de Mortadela: mortadela fatiada picada em tiras, mussarela ralada, tomate picado sem pele e sem sementes, temperado e escorrido.

Fogazza Italiana

  • Recheio de 3 Queijos: mussarela ralada, provolone ralado e requeijão cremoso (tipo Catupiry).
  • Recheio de Queijo e Presunto: mussarela ralada, presunto cozido ralado, requeijão cremoso (tipo Catupiry), tomate sem pele e sem sementes picado, temperado e escorrido e folhas de manjericão.
  • Recheio de Linguiça Calabresa: linguiça calabresa fatiada, mussarela ou queijo prato ralado, requeijão cremoso (tipo Catupiry), pimentão vermelho assado e sem pele em tiras, azeitonas picadas e orégano.

Dicas:

  • Coloque o tomate picado sempre no meio do recheio, nunca em contato com a massa, para não deixá-la úmida.
  • O óleo não deve estar frio, nem muito quente. No primeiro caso, a sua fogazza vai encharcar, no segundo, ela vai queimar por fora e ficar crua por dentro.
  • Para saber a temperatura correta, pegue uma tira de massa e coloque no óleo. Ela deve descer ao fundo da panela e subir, sem queimar rapidamente.

Fogazza Italiana

AVALIE ESSA RECEITA!