Feijoada rápida pra você fazer hoje mesmo sem precisar dessalgar ingredientes

Feijoada Rápida Com Ingredientes Defumados E Frescos
Feijoada rápida feita com ingredientes defumados e frescos

O segredo da feijoada rápida! Um dos pratos que mais gosto de fazer é feijoada e normalmente existe todo um ritual, que é deixar as carnes salgadas de um dia pro outro de molho pra sair o sal e ir trocando a água. Ou seja, se você quiser comprar os ingredientes hoje, só poderá fazê-la amanhã. Já a receita de feijoada rápida que vou apresentar é mais simples, com ingredientes defumados e frescos, que fica pronta rapidinho e você pode comer no mesmo dia. Na receita eu coloquei ingredientes que você encontra facilmente em qualquer supermercado, no entanto, se você encontrar mais ingredientes defumados como pernil e lombo, pode substituir o pernil fresco.

Como fazer feijoada rápida

Fazer nossa feijoada rápida é bem simples. Vamos cozinhar na panela de pressão meio quilo de feijão com alguns ingredientes e depois mais meio quilo com outros ingredientes, temperar e misturar tudo em uma panela grande. O resultado é uma feijoada deliciosa, rápida e que serve até 8 pessoas. Confira abaixo o passo a passo da nossa receita de feijoada rápida.

Ingredientes da receita de feijoada rápida e prática

  • 1 kg de feijão
  • 1/2 kg de costelinha suína defumada
  • 4 gomos de linguiça calabresa
  • 2 gomos de paio
  • 600 gramas de bacon com o mínimo de gordura possível
  • 500 gramas de pernil suíno sem ossos cortado em cubos
  • 8 folhas de louro
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 4 dentes de alho triturados

Modo de preparo:

  1. A primeira coisa que deverá fazer, quando chegar do supermercado é temperar o pernil com 1 colher de sopa de sal e deixar descansar até mandarmos pra frigideira.
  2. Escolha o feijão e coloque de molho em água morna enquanto pica os demais ingredientes. Coloque também 3 litros de água para ferver.
  3. Corte a calabresa e o paio em rodelas de 1 dedo.
  4. Tire todo o couro do bacon e corte em algumas partes, ele também vai pra panela.
  5. Corte o bacon em pedaços grandes. Se tiver muita gordura, tire os excessos.
  6. Coloque a calabresa e o paio na água fervente por 5 minutos, escorra em seguida e reserve.
  7. Em uma frigideira aqueça 2 colheres de azeite e acrescente o pernil picado. Apenas sele os 4 lados e reserve.
  8. Se você tiver 2 panelas de pressão, faça isso nas duas ao mesmo tempo. Se tiver apenas uma, faça e refaça o processo: Na panela de pressão coloque metade do feijão (escorrido) e metade das carnes (calabresa, bacon, costelinha e pernil). Adicione 4 folhas de louro. Cubra com água até o limite de segurança da panela e coloque no fogo. Quando pegar pressão, marque 20 minutos no relógio. Espere a pressão sair e veja se o feijão está bem cozido. É para estar no ponto. Se não estiver volte mais uns 5 minutos pro fogo.
  9. Aqueça 2 colheres de azeite em uma frigideira e coloque 2 dentes de alho bem picados. Quando o alho começar amarelar despeje uma concha de feijão sem caldo e refogue. Amasse esse feijão com um garfo, volte para a panela e misture com uma colher. Isso fará o caldo engrossar.
  10. Se você tiver uma panela grande, misture o conteúdo das 2 paneladas de pressão que você fez. Acerte o sal e deixe cozinhando por uns 10 minutos em fogo baixo para engrossar, mexendo de vez em quando e já pode servir.

Você também pode gostar de:

Sopa de capeletti, a sopa que faz sucesso nas cantinas italianas para fazer em casa
Vinho quente com frutas, uma receita de festa junina para esquentar a sua noite
Bolo de maizena simples, fofinho e saboroso, feito com apenas 3 ingredientes
Curau de corte, uma delícia de milho para servir em pedaços e levar aonde quiser
Manjar de coco com maria mole, uma sobremesa de liquidificador muito rápida e fácil