Não deixe de fazer para a família, esse saborosíssimo cuscuz paulista, do Canal Isamara Amâncio, com todas as dicas para ele ficar sensacional e conquistar a todos! Essa delícia que vai perfumar a sua cozinha, traz uma bela apresentação e vai enfeitar a sua mesa! Venha conferir tudo, faça e receba os elogios!
Como fazer cuscuz paulista
Para a receita de cuscuz paulista, inicie com o preparo de uma forma de buraco no meio, untando-a com óleo e usando papel-toalha para retirar o excesso. Decore o fundo da forma com azeitonas verdes, tomates-cereja ou tomate comum, sardinha, ovos cozidos, palmito e salsinha em raminhos. Coloque uma panela no fogo com o azeite, esquente e acrescente a cebola, dourado-a ligeiramente. Na sequência, agregue o alho ralado, misturando e juntando os tomates e o pimentão, misturando e deixando refogar bem. Finalize a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e aproveite esse cuscuz divino!
Ingredientes da receita de cuscuz paulista
- azeitonas verdes fatiadas, tomates-cereja cortados ao meio ou tomate comum cortado em rodelas, pedaços de sardinha, ovos cozidos em rodelas, palmito em rodelas e raminhos de salsinha (para decorar)
- ½ xícara (chá) de pimentão picadinho
- ½ colher (sopa) rasa de alho ralado
- 2 colheres (sopa) rasas de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) rasas de cebolinha picada
- 1 colher (sopa) rasa de colorau
- ½ xícara (chá) de palmito picadinho
- ½ lata de milho-verde em conserva escorrido
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela (140 g)
- 2 ovos cozidos e picados
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) rasa de orégano
- ¼ de colher (chá) rasa de pimenta-do-reino
- 1 xícara de tomates picadinhos
- ½ xícara (chá) de molho pronto de tomate (110 ml)
- 1 e ½ xícaras (chá) de água (320 ml)
- 1 lata de sardinhas em conserva em óleo, escorridas e sem as espinhas centrais, levemente amassadas
- ½ xícara (chá) de ervilhas frescas ou em conserva
- 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço picadinhas
- ¼ de xícara (chá) de cebola ralada ou picadinha
Obs.: a medida da xícara é de 210ml.
Modo de preparo
- Comece preparando uma forma de furo central (20 cm de diâmetro x 8 cm de altura), untando-a com óleo e tirando o excesso com papel-toalha.
- O próximo passo é decorar o fundo dessa forma, colocando azeitonas verdes fatiadas, tomates-cereja cortados ao meio ou tomate comum cortado em rodelas, pedaços de sardinha, ovos cozidos em rodelas, palmito em rodelas e raminhos de salsinha. Reserve um pouco desses ingredientes para decorar a lateral da forma.
- Leve uma panela ao fogo com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, aqueça e junte ¼ de xícara (chá) de cebola ralada ou picadinha, deixando dourar levemente.
- Em seguida, inclua ½ colher (sopa) rasa de alho ralado, mexendo e agregando 1 xícara de tomates picadinhos e ½ xícara (chá) de pimentão picadinho, mexendo e refogando bem.
- Depois junte1 lata de sardinhas em conserva em óleo, escorridas e sem as espinhas centrais, levemente amassadas, ½ xícara (chá) de molho pronto de tomate e 1 e ½ xícaras (chá) de água, mexendo e deixando ferver em fogo médio por 3 minutinhos.
- Acrescente ½ lata de milho-verde em conserva escorrido, ½ xícara (chá) de ervilhas frescas ou em conserva, ½ xícara (chá) de palmito picadinho, 2 ovos cozidos e picados, 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço picadinhas,1 colher (chá) rasa de sal, ¼ de colher (chá) rasa de pimenta-do-reino, 1 colher (chá) rasa de orégano e 1 colher (sopa) rasa de colorau, 2 colheres (sopa) rasas de salsinha picada e 2 colheres (sopa) rasas de cebolinha picada.
- Misture tudo e deixe ferver por 1 minutinho.
- Depois disso, entre com 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela, misturando bem e cozinhando em fogo baixo por 1 minuto.
- Desligue o fogo e transfira uma parte da mistura do cuscuz para a forma que você preparou, apertando e alisando com as costas de uma colher.
- Em seguida, decore as laterais da forma com ovos cozidos em rodelas, tomatinhos e os demais ingredientes reservados e coloque mais massinha de cuscuz, puxando com as costas da colher para fixar a decoração nas laterais da forma.
- Complete a forma com o restante da massinha, pressione para compactar e deixe descansar por 15 minutos.
- Após esse tempo, passe uma faquinha sem serra na lateral e no centro da forma e desenforme num prato de servir.
- Prontinho! Sirva e delicie-se com seu espetacular cuscuz paulista!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais