Com essa receita formidável, você vai aprender a fazer, de uma maneira fácil, esse fantástico lombo recheado, uma delícia que é uma excelente sugestão para sua ceia ou almoço de Natal! Trata-se de um lombo recheado sanfonado, muito bem temperado e recheado com bacon e queijo! Venha conferir tudo, faça e arrase!
Como fazer lombo recheado
Para a receita de lombo recheado, com um preparo simples e um excelente resultado, coloque no liquidificador e bata bem, para uniformizar, o suco de limão, o vinagre de vinho tinto, a pimenta-do-reino, o azeite de oliva, o sal, a salsinha, a cebola e o alho. Deixe reservado. Acomode a peça de lombo suíno em uma tábua de cozinha, e realize cortes nele com a ajuda de uma faca, mantendo um espaço de 3 dedos entre um corte e outro, sem cortar até o final. Transfira o lombo para uma vasilha grande, despeje a mistura do liquidificador sobre ele e esparrame super bem manualmente, para a peça ficar totalmente envolvida. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa maravilha!
Confira outras receitas:
Frango crocante do KFC feito em casa com um tempero secreto que deixa a casquinha muito sequinha e a carne suculenta por dentro
Bolo de brigadeiro fofinho com uma cobertura brilhante que vai fazer você nunca mais querer testar outra receita de bolo de chocolate
Creme de frango cremoso para sanduíche natural que é a opção perfeita para um lanche rápido, saudável e muito fácil de levar para o trabalho
Ingredientes da receita de lombo recheado
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 120 g de queijo prato ou provolone cortado em tiras grossinhas
- uma peça de cerca de 1,600 kg de lombo suíno
- 1 e ½ colher (sopa) de sal
- 5 colheres (sopa) de suco de limão
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 100 g de bacon em tiras grossinhas
- 1 colher (chá) de alecrim desidratado
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina + o quanto baste para untar a carne
- 1 cebola média cortada grosseiramente
- 4 ramos de salsinha cortados grosseiramente
- 3 dentes de alho, picados grosseiramente
Obs.: a medida da xícara é de 200 ml.
Modo de preparo
- No copo do liquidificador, adicione: 5 colheres (sopa) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto, pimenta-do-reino a gosto, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 e ½ colher (sopa) de sal, 4 ramos de salsinha cortados grosseiramente, 1 cebola média cortada grosseiramente e 3 dentes de alho, picados grosseiramente.
- Tampe e bata bem, para obter uma mistura homogênea, reservando.
- Disponha uma peça de cerca de 1,600 kg de lombo suíno numa tábua culinária e faça cortes nele com uma faca, deixando um espacinho de 3 dedos entre um corte e outro, sem chegar até o final, para obter um efeito sanfonado.
- Passe a carne para um recipiente, jogue a mistura batida do liquidificador por cima e espalhe muito bem com as mãos, para envolver a peça toda.
- Tampe com filme-plástico e mantenha marinando na geladeira por 2 horas, ou, preferencialmente, de um dia para o outro.
- Jogue 1 colher (chá) de alecrim desidratado nas aberturas da carne, passando manteiga nelas também. Em seguida, em cada abertura, coloque uma tira de bacon e outra de queijo prato ou provolone.
- Quando tiver terminado de fazer isso em todas as aberturas, ajeite o lombo com as mãos, unindo para ficar bem certinho.
- Unte a carne com manteiga e acomode-a sobre uma folha de papel-alumínio bem grande (parte brilhante voltada para o alimento), para poder embrulhar a carne nela. Se necessário, pegue mais papel-alumínio, para embrulhar direitinho, vedando bem.
- Disponha a carne embrulhada numa assadeira retangular espaçosa e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C, para assar por cerca de 2 horas.
- Decorrido esse tempo, tire do forno, abra o papel-alumínio com cuidado, devido ao vapor quente, remova o papel e volte ao forno por mais alguns minutos para dourar.
- Tire, sirva e delicie-se com seu apetitoso lombo recheado! Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais