Se você ainda não conhece o doce de leite ambrosia, não sabe o que está perdendo, pois é simplesmente delicioso, ou pode ser que ele aguce sua memória afetiva, se fez parte de sua infância! Esse doce tradicional do nosso país traz uma textura granulada e cremosa, com um sabor doce e delicado! Faça ainda hoje!
Como fazer doce de leite ambrosia
Para o doce de leite ambrosia, coloque em fogo mínimo, em uma panela espaçosa, o açúcar, a canela, o cravo e caramelize até dourar. Acrescente o leite quente, misture bem, e deixe ferver até o açúcar ficar bem dissolvido. Remova o cravo e a canela, o suco do limão, mexa rapidamente e espere levantar fervura, ganhar consistência e ficar talhado, por uns 30 a 40 minutos (não misture mais). Quando o líquido apurar virando uma calda, indicará que está no ponto certo. Retire do fogo, despeje numa travessa, aguarde esfriar e leve à geladeira. Sirva e aproveite essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de doce de leite ambrosia
- suco de 1 limão
- 1 litro de leite integral quente
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 10 cravos-da-índia
- 2 paus de canela
Modo de preparo
- Adicione em uma panela espaçosa, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 paus de canela, 10 cravos-da-índia, coloque em fogo baixinho e caramelize até dourar.
- Acrescente 1 litro de leite integral quente, misture bem, e deixe ferver até que o açúcar fique bem dissolvido.
- Retire o cravo e a canela, inclua o suco de 1 limão, mexa levemente, e deixe levantar fervura, ficar encorpado, e talhar, por cerca de 30-40 minutos (atenção: não volte a misturar).
- Quando todo o líquido diminuir bastante, se transformando numa calda, o ponto estará correto. Se desejar que o doce fique mais sequinho, apure mais um pouco.
- Desligue o fogo, transfira para uma travessa ou prato de servir, deixe esfriar e ponha na geladeira.
- Prontinho! Sirva e aprecie seu irresistível doce de leite ambrosia! Bom proveito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais