Aprenda Como Limpar Porcelanato. O Brasil é um dos maiores produtores de porcelanato do mundo, não é à toa que esse tipo de piso se popularizou em todo o Brasil. Existem diversos tipos de porcelanatos: os porcelanatos polidos e esmaltados – brilhantes e recomendados para áreas internas – e os estruturados – indicados para áreas externas –, além das variedades de porcelanatos naturais, rústicos, antiderrapantes e acetinados. Se você optou por algum deles na sua cada, você já deve saber que, apesar da aparência luxuosa e da alta resistência que possui, é preciso saber limpar o porcelanato adequadamente para evitar manchas e danos permanentes, por isso, confira as nossas dicas e aprenda como limpar porcelanato!
Para Limpar Porcelanato, NUNCA utilize os produtos abaixo:
- Sabão em pó
- Saponáceo em pó
- Ceras
- Escovas
- Ácidos
- Água sanitária
- Soda cáustica
- Acetona
- Amoníaco
Os produtos listados acima contêm substâncias abrasivas e agentes químicos capazes de riscar, manchar e retirar o brilho do porcelanato.
Para Limpar Porcelanato de Todos os Tipos de Porcelanato, siga os passos abaixo:
- Varra o piso com uma vassoura de pelos ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe;
- Em um balde, misture 5 litros de água e 1 colher de sopa de detergente neutro e aplique sobre o porcelanato utilizando um pano macio;
- Para retirar possíveis manchas de água, passe um pano macio e seco com álcool.
Cuidados Básicos com o seu Porcelanato
- Use capachos grandes e de boa qualidade na entrada e na saída de todas as portas que levem ao exterior para manter o chão sem sujeira e sem riscos.
- Para evitar a formação de riscos no porcelanato, proteja os pés dos móveis com feltro e tenha cuidado na hora de arrastar os móveis.
- Sempre limpe qualquer líquido derramado imediatamente. Isso evitará que o piso manche.
- Sempre siga as instruções do fabricante sobre a melhor forma de limpar seu piso.
O Porcelanato Manchou. E agora?
- Para tirar manchas e marcas de calçados esfregue a marca com uma borracha. Se houver arranhões, esfregue-os com uma bola de tênis.
- Manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem, suco de frutas, vinho, café e refrigerantes devem ser removidas com detergente alcalino e com saponáceo líquido ou álcool.
- Manchas de tinta, cal e cimento devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente, como tíner e aguarrás. Caso utilize essas substâncias, enxágue abundantemente logo em seguida.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais