Com esta receita formidável de sabão caseiro, que separamos para você hoje, será possível fazer em grande quantidade, esse sabão excelente! Econômico e eficaz, ele é perfeito para a remoção de manchas e sujeiras difíceis das roupas, sendo ótimo também para lavar louças e para a limpeza em geral! Após conferir tudo, não deixe de fazer!
Como fazer sabão caseiro
Para a receita de sabão caseiro, com um preparo descomplicado, dê preferência para um local com boa ventilação para prepará-lo, colocando luvas de borracha nas mãos. Depois, em um balde, coloque o óleo usado morno e a água sanitária, mexendo com um cabo de vassoura. Junte o sal e volte a mexer, pondo na sequência, o desinfetante de eucalipto, mexendo de novo. Vá acrescentando, devagar, a soda cáustica líquida, misturando constantemente. Mexa durante mais alguns minutos para engrossar. Finalize seguindo as orientações. Utilize seu magnífico sabão e comprove o resultado!
Ingredientes e utensílios da receita de sabão caseiro
500 ml de água sanitária
5 litros de óleo usado morno
500 g de sal
500 ml de detergente
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de desinfetante de eucalipto
um balde
luvas de borracha
um cabo de vassoura (para misturar)
formas próprias para sabão ou potes
Modo de preparo
Escolha um local bem ventilado ou preferencialmente ao ar livre para preparar o sabão e calce luvas de borracha nas mãos.
Num balde, adicione 5 litros de óleo usado morno e 500 ml de água sanitária, misturando com um cabo de vassoura.
Em seguida inclua 500 g de sal, tornando a misturar.
Entre com 1 litro de desinfetante de eucalipto, misturando novamente.
O próximo passo é juntar, gradualmente, 1 litro de soda cáustica líquida, mexendo sem parar. Após toda a adição da soda, continue mexendo com o cabo de vassoura, até dar uma engrossada.
Feito isso, acrescente 500 ml de detergente, misturando por mais alguns minutos, até engrossar, ficando semelhante a um mingau grosso.
Despeje imediatamente a mistura em formas ou potes já untados com óleo.
Deixe descansar pelo tempo necessário para firmar, por cerca de 3 dias, podendo variar conforme a temperatura da região onde você mora.
Com o sabão já firme, desenforme e aguarde o tempo de cura, entre 15 a 30 dias, para que seu sabão esteja totalmente saponificado e seguro para uso, evitando irritações na pele.
Para armazenar seu sabão, escolha um local seco, fresco e arejado, podendo guardar as barras em caixas de papelão ou envolvê-las em papel-manteiga.
Use seu sensacional sabão caseiro para a lavagem de roupas, de louças e na limpeza em geral!
Rendimento: 36 barras de sabão.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.