Que tal alegrar o lanche da família ou fazer para o jantar, esse espetacular pastel assado, que será impossível comer um só, de tão gostoso? Com uma massa amanteigada e macia que utiliza somente 4 ingredientes e um incrível recheio de carne moída, esse pastel vai encantar a todos, uma receita para salvar e fazer sempre! Faça e comprove!
Como fazer pastel assado
Para a receita de pastel assado, com um preparo descomplicado, você vai iniciar pelo preparo do recheio de carne moída. Para isso, esquente uma panela no fogo com óleo e junte a cebola, misturando até ela dar uma murchada e dourar um pouco. Acrescente o alho e deixe fritar, incluindo na sequência, a carne moída, misturando e fritando, até ela mudar de cor, ficar cozida e soltinha. Use sal, pimenta-do-reino, salsinha e chimichurri para temperar, misturando bem. Junte o tomate e misture até desmanchar. Por último, coloque as azeitonas verdes, misture, apague o fogo e deixe reservado, enquanto faz a massa. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aprecie essa maravilha!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pastel assado
Para o recheio de carne moída
- 1 colher (chá) de chimichurri
- 1 tomate maduro picado
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 400 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- salsinha picada (a gosto)
- sal (a gosto)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 30 g de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
- um fio de óleo
- gergelim branco a gosto (para finalizar)
- 2 gemas (para pincelar)
- ½ cebola picada
Para a massa
- ½ colher (chá) de sal
- 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (400 g)
- 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
Modo de preparo
Do recheio de carne moída
- Aqueça uma panela no fogo com um fio de óleo e acrescente ½ cebola picada, mexendo até a cebola murchar e dar uma leve dourada.
- Junte 2 dentes de alho picadinhos e frite, entrando em seguida com 400 g de carne moída, mexendo e fritando-a até ficar marronzinha e solta.
- Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha picada, todos a gosto e 1 colher (chá) de chimichurri, mexendo bem.
- Acrescente 1 tomate maduro picado e mexa até ele dê uma desmanchada.
- Por fim, agregue 30 g de azeitonas verdes sem caroço fatiadas, mexa, desligue o fogo e reserve, enquanto prepara a massa.
Da massa
- Em uma tigela espaçosa coloque 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento e ½ colher (chá) de sal, misturando esses dois ingredientes.
- Acrescente 1 caixinha de creme de leite e 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, misturando a princípio com uma colher e depois com as mãos, amassando na própria tigela.
- O ponto correto da massa é quando ela fica macia, homogênea e não grude mais nas mãos.
- Leve a massa para uma bancada limpa e seca e divida-a em porções.
- Pegue uma dessas porções, faça uma bolinha e abra com o rolo, deixando em formato circular, com uns 3 mm de espessura.
- Pegue uma tigelinha redonda ou copo com 14 cm de diâmetro e corte essa porção de massa. Amasse novamente as sobras de massa. Repita o processo com toda a massa.
- Acrescente o recheio já frio no centro da massa e feche o pastel, formando uma meia-lua, apertando bem as bordas e, para dar um acabamento, aperte-as com um garfo. Faça isso para modelar todos os pastéis.
- Vá acomodando os pastéis numa forma retangular espaçosa que não precisa ser untada, pois a massa é amanteigada.
- Pincele os pastéis com 2 gemas e polvilhe com gergelim branco a gosto, depois leve para assar em forno pré-aquecido a 220 °C, por, aproximadamente, 25 a 30 minutos.
- Retire, sirva e delicie-se com seu apetitoso pastel assado!
Rendimento: 15 pastéis assados.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais