Coalhada Seca, Igual do Habibs! Faça Essa Delícia para o Café da Manhã Gastando Pouco.

A coalhada seca é super versátil, ela também vai para a mesa para acompanhar algumas carnes, pratos da culinária árabe e muito mais. Fica perfeita com ervas para servir com pães.

Como Fazer Coalhada Seca

Para fazer a coalhada seca nós só precisamos de iogurte natural, leite integral e um tempo para extrair seu soro. Primeiro vamos ferver o leite e deixar esfriar até que fique em 45°, em seguida vamos acrescentar o iogurte, tampar e cobrir bem a coalhada e deixar descansar por 24 horas. A última etapa é secar a coalhada e extrair todo o soro que tem nela. Confira a receita detalhada com passo a passo logo abaixo.

Autor: André Holmo
Tipo: Lanche
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo total: 2 dias
Rendimento: Aproximadamente 1 quilo de coalhada
Calorias: 320 calorias a cada 100 gramas

Coalhada Seca
Coalhada Seca – Imagem: Depositphotos

Ingredientes da receita de coalhada seca

  • 2 litros de leite integral
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande coloque 2 litros de leite integral, leve ao fogo médio até levantar fervura. Mexa um pouco para não colar no fundo.
  2. Quando começar ferver e ter aquelas bolhas, desligue o fogo e transfira para uma tigela grande. Tenha cuidado para não se queimar.
  3. Deixe o leite esfriar de 45 minutos à 1 hora até que fique em 45°.
  4. Se você não tem termômetro, vai ter que conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem causar desconforto.
  5. O próximo passo é colocar 1 pote de iogurte natural junto com o leite e misturar bem.
  6. Tampe a tigela e envolva bem com uma toalha de mesa e coloque em um forno (desligado)Deixe descansar por 24 horas.
  7. A partir das 24 horas você vai ter a coalhada líquida, aquela que parece iogurte. Agora vamos trabalhar para fazer a coalhada seca.
  8. Para secar a coalhada existem várias maneiras. Algumas pessoas colocam dentro de uma fronha e penduram a fronha em uma torneira, nas grades da geladeira, enfim.. transformando-a em um saco de pano. Essa é a técnica mais comum. Eu particularmente gosto de colocar um guardanapo de pano dentro de um escorredor de macarrão, tampando os furinhos) e colocar esse escorredor em pé em uma forma. Tudo isso dentro da geladeira. O soro da coalhada vai filtrar e cair direto na forma, sobrando no guardanapo só a coalhada seca.
  9. Caso queira que a coalhada fique mais seca é só deixar o soro escorrer por mais tempo.
  10. Tempere com sal, azeite, orégano, pimenta calabresa e ervas de sua preferência.

Ficou na dúvida? O vídeo abaixo ensina como fazer coalhada seca de um jeito prático.

AVALIE ESSA RECEITA!