Chantilly – Como Fazer?



Autor:

CHANTILLY – COMO FAZER?

Chantilly é um excelente acompanhamento para frutas frescas, tortas, bolos e sobremesas, é por isso que ele sempre está presente na mesa de uma boa confeiteira. No entanto, ele tem os seus truques e você precisa de uma boa receita para obter um creme leve e gostoso, afinal, não há nada pior que comer um chantilly e sentir o excesso de gordura na boca. É por isso que trazemos hoje uma receita de chantilly maravilhosa do Chef Álvaro Rodrigues (@chefalvarorodrigues). Como tudo o que o Chef Álvaro faz, essa receita é sinônimo de qualidade e você pode fazê-la sem medo de errar, pois ela é bem explicadinha e o resultado será tão perfeito que vai te surpreender. Faça e confira!
Para fazer o chantilly, vamos precisar de gemas, leite integral (em temperatura ambiente) e manteiga ou gordura vegetal. O modo de preparo é muito simples: basta aquecer as gemas com o leite integral e depois bater a mistura com a manteiga ou a gordura vegetal, no liquidificador, por 3 minutinhos. Nesse ponto, você já terá um creme de leite fresco e ele deverá descansar na geladeira por 24 horas, no mínimo.
No dia seguinte, na hora de utilizar o chantilly, basta bater 1 litro do creme de leite fresco com 1 xícara de chá de açúcar, até ficar bem firme e utilizar de acordo com a sua necessidade. O resultado é um chantilly leve, delicioso e que vai deixar as suas receitas ainda mais especiais!
Coloque o chantilly caseiro por cima da salada de frutas, do cappuccino ou o café, do sorvete, da torta ou do mousse, e deixe essas receitas muito saborosas ou confeite os seus bolos utilizando o bico de confeitar com esse chantilly caseiro delicioso. Com certeza, será um sucesso. Confira! Chantilly – Como Fazer

Veja Também: 35 Receitas de Bolo de Aniversário

chantilly

INGREDIENTES

  • 2 gemas grandes peneiradas (20g cada uma)
  • 1 litro de leite UHT integral (em temperatura ambiente)
  • 800g de manteiga sem sal ou gordura vegetal

CHANTILLY – COMO FAZER?
Modo de Preparo

  1. Em uma panela, misture as gemas e o leite.
  2. Leve ao fogo, mexendo sem parar, até que esteja bem aquecido.
  3. Cuidado para não deixar ferver.
  4. Transfira a mistura para um liquidificador, acrescente a manteiga ou a gordura vegetal e bata por exatos 3 minutos, em velocidade máxima.
  5. Coloque a mistura (que já é um creme de leite fresco a essa altura) em uma refratário grande e cubra com plástico filme.
  6. Leve à geladeira por, no mínimo, 24 horas.
  7. No dia seguinte, bata cada 1 litro do creme de leite fresco com 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro até ficar bem firme. Está pronto!

chantilly

Validade: até 5 dias (na geladeira)

Dicas:

  • Se quiser, adicione 1 colher de chá de essência de baunilha ao chantilly e bata normalmente. Fica uma delícia!
  • Sirva o chantilly sobre salada de frutas, cafés ou cappuccinos e deixe-os muito mais elegantes e atraentes!
  • Coloque em um saco de confeitar com o bico de sua preferência e confete bolos e tortas com muito estilo e excelente acabamento!

chantilly

Chantilly – Como Fazer?
5 (100%) 2 votes

Compartilhe com um amigo