Canjica com Amendoim



Autor:

CANJICA COM AMENDOIM

Um dos doces mais tradicionais das festas juninas, sem dúvida, é a canjica. É por isso que ela aparece em muitas versões, por exemplo, com doce de leite, com coco ralado e agora, com amendoim. A canjica com amendoim, além de muito fácil de preparar, é deliciosa. O amendoim traz uma crocância espetacular, que contrasta com a maciez da canjica e a cremosidade do creme. É por isso que a receita da canjica com amendoim vai fazer o maior sucesso na sua festa junina. Confira!
Para fazer a canjica com amendoim, vamos precisar de milho para canjica, amendoim, leite, amido de milho, leite condensado e açúcar. O pré-preparo da canjica começa no dia anterior, quando você deve deixar o milho para canjica de molho na água até o dia seguinte. Esse passo é fundamental, pois vai deixar a canjica mais macia e, então, ela cozinhará mais rapidamente e ficará mais macia.
No dia seguinte, basta escorrer o milho para canjica e colocá-lo em uma panela de pressão com água uns 4 dedos acima do milho. O próximo passo é tampar a panela e deixar a canjica cozinhar por 30 minutos, após pegar pressão. Quando você abrir a panela, a canjica deve estar bem molinha e a maior parte da água terá secado. Então devemos acrescentar o amido de milho dissolvido em um pouco do leite, o restante do leite, o leite condensado, o amendoim e o açúcar e misturar, em fogo médio, até a canjica com amendoim estar bem cremosa. Se quiser, você pode triturar o amendoim no liquidificador ou no processador antes de adiciona-lo à receita e também pode dosar o açúcar de acordo com o seu gosto.
Com certeza, a canjica com amendoim será um sucesso na sua festa junina ou no lanche da sua família. Faça e confira! Canjica com Amendoim

Veja Também: 20 Sobremesas Para o Dia dos Pais

canjica com amendoim

INGREDIENTES

  • 1 litro de leite
  • 500g de milho para canjica
  • 500g de amendoim (sem pele e sem sal)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 caixa/lata de leite condensado
  • ½ xícara de chá de açúcar

COMO FAZER CANJICA COM AMENDOIM
Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, coloque o milho para canjica, cubra com água e deixe de molho de um dia para o outro.
  2. No dia seguinte, escorra o milho e coloque-o em uma panela de pressão.
  3. Cubra com água até 4 dedos acima dos grãos e leve para cozinhar por 30 minutos (após pegar pressão).
  4. Retire a pressão, abra a panela e adicione o amido de milho dissolvido em um pouco de leite, o restante do leite, o leite condensado, o açúcar e o amendoim.
  5. Prove e, se quiser, adicione mais açúcar.
  6. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até engrossar.
  7. Quando engrossar, desligue o fogo e sirva.

canjica com amendoim

Dica: se preferir, triture o amendoim no processador ou no liquidificador antes de adiciona-lo à canjica!

Confira o vídeo da receita no Canal da Cleo Alves e aproveite:

Canjica com Amendoim
5 (100%) 45 votes

Compartilhe com um amigo