Ninguém em sua casa vai resistir se você preparar esse delicioso bolo Santa Clara, que faz parte da confeitaria do nosso país e fica dos deuses! Trazendo uma massa levinha e delicada que combina perfeitamente com um incrível recheio cremoso, ele vai encantar a todos! Não perca tempo, faça e arrase!
Como fazer bolo Santa Clara
Para a receita do bolo Santa Clara, com um preparo descomplicado, você seguirá o passo a passo para algumas etapas, mas não se preocupe, são fáceis de fazer. Inicie com o preparo da massa, para a qual serão necessários: manteiga, leite integral, água, sal, farinha de trigo sem fermento, fermento químico em pó e ovos. Você vai assar uma massa e depois a outra. Depois, para o creme, você utilizará: açúcar, manteiga, farinha de trigo, ovos e leite. Para a montagem, você precisará de açúcar de confeiteiro, para a decoração. Com tudo pronto, sirva e aprecie essa gostosura!
Confira outras receitas:
Frango crocante do KFC feito em casa com um tempero secreto que deixa a casquinha muito sequinha e a carne suculenta por dentro
Bolo de brigadeiro fofinho com uma cobertura brilhante que vai fazer você nunca mais querer testar outra receita de bolo de chocolate
Creme de frango cremoso para sanduíche natural que é a opção perfeita para um lanche rápido, saudável e muito fácil de levar para o trabalho
Ingredientes da receita de bolo Santa Clara
Para a massa
- 4 ovos inteiros
- 150 g de farinha de trigo sem fermento (cerca de 1 e ¼ xícara de chá)
- ½ colher (chá) de sal
- 100 ml de leite integral
- 100 ml de água
- 80 g de manteiga
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
Para o creme
- 150 g de açúcar (cerca de ¾ de xícara de chá)
- 200 g de manteiga
- 100 g de farinha de trigo sem fermento (cerca de 1 xícara de chá)
- 2 ovos inteiros
- 500 ml de leite integral
Para a montagem
- açúcar de confeiteiro (a gosto)
Modo de preparo
Da massa
- Misture e reserve numa vasilha, 150 g de farinha de trigo sem fermento e 1 colher (chá) de fermento químico em pó.
- Ponha 80 g de manteiga numa panela, leve ao fogo para derreter e depois junte 100 ml de leite integral, 100 ml de água e ½ colher (chá) de sal.
- Quando levantar fervura, acrescente a mistura da farinha com o fermento e misture com vigor, usando uma colher de pau.
- A massa se soltando da panela, passe-a para um recipiente e mexa para esfriar.
- Com a massa morna, inclua os ovos, colocando um por vez, integrando-os bem na massa. Essa massa fica bem grudenta, é assim mesmo.
- Transfira a metade dessa massa às colheradas para uma forma com fundo removível (25 cm de diâmetro) revestida com papel-manteiga, alisando bem.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C durante 20 minutos, na grade do meio.
- Retire e desenforme com cuidado num prato de servir.
- Faça o mesmo processo para assar a outra parte da massa, depois deixe as duas partes da massa assadas reservadas, para esfriarem.
Do creme
- Para o creme, adicione 2 ovos inteiros e 150 g de açúcar numa panela, ainda com o fogo desligado, mexendo bem até formar um creme clarinho.
- Acrescente 100 g de farinha de trigo sem fermento e 500 ml de leite gradualmente, mexendo bem para misturar durante cada acréscimo.
- Coloque a panela no fogo e misture sem parar com um fouet, quando começar a ferver, cozinhe durante 3 minutinhos.
- Decorrido esse tempo, apague o fogo, feche a panela com a tampa e aguarde o creme esfriar.
- Numa vasilha, ponha 200 g de manteiga e vá batendo com uma batedeira, até obter um creme aerado e leve.
- Junte devagar o creme reservado da panela e bata para uniformizar.
Da montagem
- Para a montagem, acomode uma das massas assadas na forma de fundo removível em que foi assada e utilize o creme para cobrir, esparramando bem.
- Disponha a outra massa sobre o creme, apertando delicadamente e depois colocando na geladeira por umas 2 horas.
- Após esse tempo, desenforme o bolo, enfeite com açúcar de confeiteiro a gosto, sirva e deguste seu irresistível bolo Santa Clara!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais