O bolo olho de sogra, versão saborosa inspirada num clássico docinho brasileiro que o canal dicas e receitas da Celly está nos apresentando, fica incrivelmente delicioso com uma textura de massa macia que desmancha na boca. É perfeito para servir num café ou chá da tarde, e até em ocasiões especiais. Confira o passo a passo e faça, é surpreendente!
Como fazer bolo olho de sogra
Para fazer bolo olho de sogra iremos utilizar para o bolo, farinha de trigo, açúcar, leite, óleo, ameixas sem caroço, fermento em pó e ovos. Para a cobertura vamos utilizar creme de leite, leite condensado, doce de leite e ameixas para decorar. Iremos colocar no liquidificador os ingredientes da massa, seguindo a sequência de adição, bater bem, exceto a farinha de trigo e o fermento que serão misturados por ultimo numa tigela. Vamos levar para assar por 35-40 minutos a 180 graus, retirar do forno, deixar amornar, desenformar e colocar a cobertura feita seguindo as instruções. Iremos decorar com as ameixas e desfrutar de cada fatia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita bolo de olho de sogra
Para o bolo
- 2 xícaras(chá) de farinha de trigo
- 1 xícara(chá) de açúcar
- 1 xícara(chá) de leite
- 80 ml de óleo
- 2 ameixas sem caroço
- 1 colher(sopa) de fermento em pó
- 3 ovos
Para a cobertura
- 1 caixinha de creme de leite
- ½ caixinha de leite condensado
- 100 gramas de doce de leite
- Ameixas a gosto para decorar
Modo de preparo
Do bolo
- No liquidificador coloque os ovos, o açúcar, o óleo, e bata bem para homogeneizar. Adicione o leite, as ameixas sem caroço e bata bem para incorporar.
- Transfira essa mistura para uma tigela, acrescente a farinha de trigo peneirada, bata bem com um fouet, coloque o fermento em pó e mexa delicadamente para agregar.
- Despeje essa mistura numa forma (22 cm x diâmetro) de furo central, untada e enfarinhada, e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 35-40 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar e desenforme numa travessa.
Da cobertura
- Numa panela coloque o leite condensado, o doce de leite, o creme de leite, misture bem para homogeneizar.
- Leve em fogo médio, mexendo sempre, até ferver, engrossar e obter ponto de brigadeiro de colher.
- Retire do fogo e despeje sobre o bolo na travessa e espalhe bem por toda a superfície. Decore com ameixas para finalizar.
- E agora é só se deliciar com cada fatia desse belíssimo bolo olho de sogra!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias!
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais