Você conhece o biscoito de polvilho frito? Se não, precisa fazer essa receita típica de Minas Gerais que conquista o paladar de todos que provam. São biscoitos crocantes, leves e deliciosos, perfeitos para acompanhar um café quentinho! Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça hoje mesmo e se delicie com essa maravilha de biscoito de polvilho frito!
Como fazer biscoito de polvilho frito
Para o biscoito de polvilho frito, precisaremos de: água, óleo, leite, polvilho azedo ou doce, queijo minas ou parmesão ralado, sal e ovo. Inicialmente vamos “escaldar” o polvilho misturado ao sal. Depois vamos acrescentar os outros ingredientes, seguindo a ordem correta do passo a passo, e ir amassando super bem, até formar uma massa lisinha, uniforme e que não fique ‘pegando’ nas mãos. Em seguida, iremos moldar bolinhas ou bastõezinhos torcidos, e fritar em óleo não esteja muito quente. É importante seguir todas as dicas para obter sucesso no resultado, e para não acontecer do biscoito estourar. Desta forma, você irá servir e saborear um sensacional biscoito de polvilho frito!
Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito
- 100 ml de óleo
- 100 ml de leite integral
- 1 ovo inteiro
- óleo para fritar (o quanto baste)
- 1 colher (café) de sal
- ½ xícara (chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
- 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
- 200 ml de água filtrada
Modo de preparo
- Em uma panela, misture a água, o óleo e o leite e leve ao fogo médio até levantar fervura.
- Numa bacia grande, adicione o polvilho e o sal e mexa bem. Para escaldar o polvilho, jogue por cima a mistura fervente de água + óleo + leite.
- Mexa bem com uma colher de pau até agregar tudo. Deixe amornar um pouco e depois utilize as mãos para sovar bem.
- Adicione o queijo ralado e continue sovando por mais um minuto. Coloque o ovo e sove mais um pouco. Nessa hora, a massa ainda não estará no ponto certo e ficará grudenta.
- Vá colocando, aos poucos, a ½ xícara (chá) de polvilho que sobrou e sove mais até conseguir uma massa lisinha, uniforme e que não grude mais nas mãos.
- O ponto ideal é uma massa bem firme e não se preocupe se precisar de mais polvilho, o importante é chegar no ponto que não fique ‘pegando’ nas mãos.
- Pegue um pedaço de massa e faça o biscoito em formato de bolinha ou bastãozinho torcido (isso vai ajudar na hora de fritar).
- Vá fazendo isso com o resto da massa, mas faça 5 unidades de cada vez, frite e, para a massa não ressecar, mantenha a massa coberta com plástico.
- Numa panela, adicione óleo em uma quantidade que cubra os biscoitos por completo, isso vai evitar que o biscoito estoure na hora de fritar.
- Dica: Depois de esquentar o óleo por 3-4 minutos, adicione uma bolinha de massa, se ela ficar no fundo, e umas bolinhas começarem a subir, esse é o ponto certo para fritar. Mas, se adicionar a bolinha e subir rápido demais, não frite, pois significa que o óleo está quente demais. Aguarde esfriar um pouco.
- Em fogo médio, coloque 5 unidades por vez para fritar. Quando começar a subir, aumente o fogo e vire para fritar por igual, até dourarem.
- Mas cuidado para não deixar o óleo esquentar demais, se isso acontecer, torne a abaixar o fogo.
- Apague o fogo, tire os biscoitos e elimine o excesso de óleo com papel-toalha. Para fritar mais biscoitos, espere o óleo esfriar e repita o procedimento explicado acima.
- Agora você já pode servir e degustar seu saboroso biscoito de polvilho frito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Bolo vulcão de Nescau delicioso fofinho e fácil de fazer as crianças vão amar
Lanche assado no forno com cobertura de creme de alho uma delícia para servir no lanche ou no churrasco
Macarrão de forno com frango desfiado uma receita simples que vai agradar toda a família
Como limpar vidros do box sem fazer esforço seus vidros ficarão limpinhos e sem manchas
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais