O arroz doce é uma sobremesa clássica da confeitaria de casa de vó, e remete à infância de muita gente. Além disso é perfeita para ser servida após um almoço ou jantar. Confira o passo a passo da versão diferenciada do canal Isamara Amâncio e faça esse arroz doce gaúcho cremoso!
Como fazer arroz doce gaúcho cremoso
Para fazer arroz doce gaúcho cremoso vamos precisar de gemas, claras, água, leite em pó, açúcar, arroz branco, cravo da índia, canela em pó e pau de canela. Primeiramente iremos cozinhar o arroz com a água, o pau de canela e o cravo índia, até ficar bem cozido. Para dar continuidade na receita de arroz doce gaúcho cremoso será necessário seguir corretamente as orientações do passo a passo do restante do preparo até a finalização para que o resultado final seja perfeito. Depois disso é só saborear cada colherada desse suculento arroz doce gaúcho cremoso!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de arroz doce gaúcho cremoso
- 4 gemas
- 4 claras
- 3 xícaras(chá) de água
- 2 xícaras(chá) de leite em pó
- 1 xícara(chá) de açúcar
- 1 xícara(chá) de arroz branco
- 5 xícaras(chá) de água para cozinhar o arroz
- 10 cravos da índia
- Canela em pó a gosto
- 1 pau de canela
Modo de preparo
- Numa panela coloque o arroz, a água (5 xícaras de chá), o pau de canela e o cravo da índia. Leve em fogo médio, deixe até reduzir toda a água e cozinhar o arroz.
- Adicione o leite em pó, a água (3 xícaras de chá) e deixe no fogo até ferver.
- Na batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata até dobrar de volume e obter uma gemada cremosa.
- Despeje essa “gemada” na panela onde está o arroz, misture para agregar e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo.
- Coloque as claras na batedeira e bata até atingir ponto de neve. Adicione no arroz na panela e mexa bem para incorporar totalmente.
- Retire o pau de canela e os cravos da índia, transfira para uma travessa e polvilhe canela em pó para servir.
- E agora se delicie com essa maravilhoso arroz doce gaúcho cremoso!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais