A torta salgada é um clássico da culinária brasileira, nunca sai de moda, é muito versátil, pois pode ser preparada com diversos recheios e sempre está presente no dia a dia e em ocasiões especiais. Faça essa versão do canal Lar doce sal – Lori Fonseca, é tudo de bom!
Como fazer torta salgada
Para fazer torta salgada vamos precisar para o recheio de, mussarela, azeitona, requeijão cremoso, peito de frango cozido e desfiado, milho verde e ervilha em conserva, tomate, alho, cebola, molho de tomate, sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, colorau, óleo ou azeite, salsinha e cebolinha. Para a massa iremos precisar de farinha de trigo, leite, óleo, queijo parmesão ralado, fermento em pó, sal e ovos. Para a montagem vamos utilizar mussarela e orégano. Iremos preparar o recheio, a massa, a montagem numa forma retangular untada e enfarinhada, seguindo as instruções do passo a passo. Em seguida iremos levar para assar por 35-40 minutos a 180 graus, retirar do forno e saborear!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de torta salgada
Para o recheio
- 150 gramas de mussarela
- 150 gramas de azeitonas
- 200 gramas de requeijão cremoso
- 400 gramas de peito de frango cozido e desfiado
- 1 latinha de milho verde sem a água
- 1 latinha de ervilha sem a água
- 2 tomates
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- ½ sachê de molho de tomate
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Pimenta calabresa e colorau a gosto
- Óleo ou azeite a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto
Para massa
- 1 xícara(chá) de farinha de trigo
- 1 xícara(chá) de leite
- ½ xícara(chá) de óleo
- 3 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher(sopa) de fermento em pó
- 1 colher(chá) de sal
- 2 ovos
Para a montagem
- Mussarela fatiada
- Orégano a gosto
Modo de preparo
Do recheio
- Numa panela coloque o óleo, leve em fogo médio, adicione a cebola e o alho picados, deixe dourar.
- Acrescente o sal, o colorau, a pimenta do reino, a pimenta calabresa, e refogue um pouco. Coloque o tomate picado, o frango cozido e desfiado, a salsinha e a cebolinha e deixe refogar.
- Coloque o molho de tomate, a ervilha e o milho verde sem a água, mexa bem, adicione a azeitona, o requeijão cremoso, misture bem, ajuste o sal, refogue por 1-2 minutos e retire do fogo.
Da massa
- Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o queijo parmesão ralado, o sal, a farinha de trigo e bata bem por 2 minutos para incorporar.
- Adicione o fermento em pó e bata rapidamente para agregar.
Montagem
- Despeje metade da massa numa forma retangular ( 30 cm x 20 cm) untada e enfarinhada, disponha o recheio, a mussarela fatiada e cubra com o restante da massa.
- Polvilhe o orégano e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35-40 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar e sirva essa suculenta torta salgada!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais