O purê de batata é um acompanhamento simples e delicioso para qualquer refeição. O segredo para o purê de batata perfeito está no tempero e na maciez da batata. Confira abaixo as dicas do canal Nandu Andrade de como transformar um simples purê em uma estrela da sua refeição.
Como fazer purê de batata
Para fazer o purê de batata use batatas, azeite ou óleo, manteiga, cebola, alho, leite, sal, pimenta do reino e cheiro verde. Cozinhe as batatas até ficarem macias e amasse. Em outra panela, refogue cebola e alho no azeite, adicione a batata amassada, o leite e a manteiga. Tempere, finalize com cheiro verde e sirva ainda quente esse macio e saboroso purê de batata.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de purê de batata
- 1 kg de batatas
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo
- 3 colheres (sopa) de manteiga (60g)
- 1 colher (sopa) de coentro ou salsa picada
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos (115g)
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de leite integral (120ml)
- água o quanto baste (para o cozimento das batatas)
Modo de preparo
- Comece descascando as batatas. Em seguida corte ao meio.
- Em uma panela com água e sal leve ao fogo até que estejam bem macias.
- Retire do fogo e escorra a água do cozimento.
- Com um garfo amasse bem as batatas já cozidas.
- Em uma panela com azeite doure a cebola e o alho.
- Em seguida acrescente a batata amassada e aos poucos vá acrescentando o leite, sempre mexendo.
- Adicione a manteiga e tempere com sal e pimenta do reino e coentro ou salsa a gosto.
- Misture bem para homogeneizar e retire o pure de batata do fogo.
- Coloque em uma travessa de servir e leva para a mesa. Bom apetite!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais