Sobrou arroz cozido na geladeira? Então que tal evitar o desperdício e preparar esta espetacular panqueca de arroz amanhecido, do Canal Tata Pereira, perfeita para o almoço ou jantar da família? Com um preparo fácil e rápido, ela é econômica e você recheia com um molho de carne moída bem saboroso! Separe os ingredientes, faça e surpreenda a todos!
Como fazer panqueca de arroz amanhecido
Para a receita de panqueca de arroz amanhecido, você vai iniciar com o preparo da massa de panqueca. Para isso, coloque no liquidificador: os ovos inteiros, o sal, o arroz cozido e o leite, batendo para o arroz ficar triturado e uniformizar. Despeje uma porção de massa com uma concha no meio de uma frigideira antiaderente utada com óleo, espalhando. Doure do lado de baixo, vire com cuidado usando uma espátula e deixe dourar do outro lado também. Faça isso para fritar todas as panqueca de arroz amanhecido e vá acomodando-as em um prato raso, reservando. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e saboreie essa delícia!
Ingredientes da receita de panqueca de arroz amanhecido
Para a massa
- ½ xícara (chá) de leite integral
- 1 xícara (chá) de arroz cozido
- 2 ovos inteiros
Para o molho de carne moída
- 1 sachê de molho pronto de tomate
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 3 dentes de alho picadinhos
- pimentão verde picado a gosto
- ½ cebola picadinha
- 1 tomate maduro picado
- 600 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- temperos que gostar (sugestão: páprica doce, pimenta-do-reino, orégano, lemon pepper e sal, todos a gosto)
Para a montagem
- molho de tomate pronto para espalhar na travessa e por cima
- queijo parmesão fresco ralado (a gosto)
- muçarela fatiada (a gosto)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da massa
- No copo do liquidificador adicione 2 ovos inteiros, uma pitada de sal, 1 xícara (chá) de arroz cozido e ½ xícara (chá) de leite integral.
- Tampe e deixe bater para triturar o arroz e homogenizar (não bata muito para não engrossar demais).
- Unte uma frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo, passando com papel-toalha ou use desmoldante caseiro, despeje uma concha da massa no centro e incline levemente a frigideira para espalhar.
- Deixe dourar do lado de baixo, vire cuidadosamente com uma espátula e doure do outro lado também. Repita o processo para fritar todas as panquecas, empilhe-as num prato raso e reserve.
Do molho de carne moída
- Aqueça uma panela no fogo com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, junte 3 dentes de alho picadinhos e ½ cebola picadinha, refogando e incluindo 1 tomate maduro picado e o pimentão verde picado a gosto, mexendo e refogando tudo.
- Para temperar, acrescente os temperos que gostar (sugestão: páprica doce, pimenta-do-reino, orégano, lemon pepper e sal, todos a gosto), misturando bem.
- Acrescente 600 g de carne moída, mexa e frite bem, até ela ficar marronzinha e soltinha.
- Inclua 1 sachê de molho pronto de tomate, mexa e refogue por uns 2 minutinhos.
- Desligue o fogo, prove e acerte o sal e reserve.
Da montagem
- Forre o fundo de uma travessa refratária com molho pronto de tomate e reserve.
- Posicione uma panqueca num prato raso, adicione uma fatia de muçarela sobre ela, acrescente um pouco do recheio de carne moída e enrole delicadamente, dispondo na travessa com o molho, com a parte da emenda virada para baixo.
- Repita o processo para montar e rechear todas as panquecas, ajeitando-as na travessa.
- Espalhe mais molho pronto de tomate por cima e cubra com queijo parmesão fresco ralado a gosto.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C para aquecer e derreter o queijo.
- Retire, sirva e aproveite sua divina panqueca de arroz amanhecido!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais