Não deixe de preparar para a família esse bolo gelado de coco dos deuses, também conhecido como toalha felpuda. Embrulhado em papel-alumínio, ele deixará todos com água na boca, com uma massa levinha, que desmancha na boca e uma calda incrível, que deixa a massa molhadinha, com a doçura na medida certa. Venha conferir o passo a passo desse banco gelado de coco do canal da Letícia Sweet Cake que é uma perdição!
Como fazer bolo gelado de coco
Preparar o bolo gelado de coco é simples. O modo de preparo do bolo gelado de coco é fácil, colocaremos na batedeira as claras, batendo-as primeiramente em velocidade média e, quando emulsionar, aumentaremos para velocidade alta, batendo um pouco mais. As claras ganhando volume e estando bem clarinhas, com a batedeira em movimento, junte o açúcar e bata até obter um merengue bem liso. Torne a bater, desta vez incluindo as gemas gradualmente, batendo por uns 5 minutos. Ponha também o extrato de baunilha, batendo um pouco mais. Depois, batendo em velocidade baixa, ponha a margarina derretida. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. E então, chame toda a família para experimentar essa gostosura de bolo gelado de coco!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo gelado de coco
Para a massa
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente ou levemente morno
- 5 ovos grandes ou 6 médios (300g), claras e gemas separadas
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 3 colheres (sopa) de margarina derretida (90g)
Para a calda de 3 leites
- 1 caixinha de leite condensado
- 350ml de leite integral (podendo aumentar até 450ml caso sua massa fique alta)
- 1 vidrinho de leite de coco
Para polvilhar
- 200g de coco seco em flocos (200g)
Modo de preparo
- Em uma batedeira, adicione as claras e bata a princípio em velocidade média e, assim que emulsionar, eleve para velocidade alta, continuando a bater.
- Quando as claras estiverem volumosas e bem branquinhas, ainda com a batedeira ligada, vá acrescentando o açúcar, batendo até formar um merengue bem lisinho.
- Volte a bater, agora acrescentando as gemas aos poucos, batendo durante uns 5 minutos. Agregue também o extrato de baunilha, batendo mais um pouquinho.
- Em seguida, batendo em velocidade mínima, acrescente a margarina derretida. Assim que misturar, desligue a batedeira.
- Daqui para a frente, ponha os ingredientes e misture-os na massa com a batedeira desligada.
- Primeiramente, adicione a farinha de trigo sem fermento peneirada aos poucos, misturando com um fouet.
- Na sequência, entre com o leite, mexendo com delicadeza, em movimentos de baixo para cima, para manter a aeração da massa.
- Por último, coloque o fermento para bolo e misture suavemente com o fouet.
- Numa assadeira (18cm x 28cm x 08cm) forrada com papel-manteiga, despeje a massa e cubra com papel-alumínio (parte brilhante virada para baixo).
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, para assar por cerca de 35-45 minutos.
- Retire, aguarde esfriar por cerca de 5 minutos, passe uma faquinha na lateral toda e depois desenforme numa grade, removendo o papel-manteiga.
- Corte o bolo em quadrados do tamanho de sua preferência e reserve para esfriar completamente.
- Para a calda, numa tigela, adicione: o leite, o leite de coco e o leite condensado, misturando tudo até obter uma calda homogênea. Se desejar um bolo mais docinho, pode adoçar essa calda com açúcar.
- Coloque numa vasilha, o coco seco em flocos e reserve.
- Com tudo pronto, utilizando uma mão, mergulhe um quadrado de bolo frio na calda, banhando-o bem. Escorra sem apertar a massa, e com a outra mão, empane o pedaço de bolo no coco, e disponha num prato. Faça isso com todos os pedaços de bolo.
- Para embrulhar, corte pedaços de papel-alumínio de cerca de 25cm x 22cm e vá embrulhando os quadrados de bolo, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento.
- E então, sirva e delicie-se com esse espetacular bolo gelado de coco que é divino!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais