O que você acha de aprendera fazer com praticidade e rapidez, essa magnífica orelha de gato, do Canal Tata Pereira, que fica bem saborosa e vai encantar crianças e adultos? Ela também é chamada de cueca virada ou crostoli, é econômica, fica crocante por fora, macia por dentro e deliciosa! Faça ainda hoje e comprove!
Como fazer orelha de gato
Para a receita de orelha de gato, adicione numa vasilha: a farinha de trigo sem fermento, a água, o açúcar, o ovo inteiro, o óleo, o vinagre, a essência de baunilha, o fermento químico em pó, mexendo com uma colher. Em seguida, passe a massa para uma superfície plana, sovando a massa manualmente, até ela ficar lisa. Polvilhe um pouco de farinha e separe a massa em duas partes, forme uma bola com elas e abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte a massa em tiras e em seguida essas tiras em pedaços menores, segundo a sua preferência. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa delícia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de orelha de gato
- ¼ xícara (chá) de óleo (50 ml)
- ½ xícara (chá) de água (110 ml)
- 1 ovo inteiro
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (405 g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) rasa de vinagre
- ½ xícara (chá) de açúcar (90 g)
- ½ xícara (chá) de açúcar misturado com 1 colher (chá) de canela em pó (para finalizar)
- ½ colher (sopa) rasa de fermento químico em pó
- óleo o quanto baste (para a fritura)
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, ½ xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 ovo inteiro, ¼ xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) rasa de vinagre, 1 colher (chá) de essência de baunilha, ½ colher (sopa) rasa de fermento químico em pó, misturando primeiramente com uma colher.
- Na sequência transfira a massa para uma bancada, amassando com as mãos e sovando bem a massa, até ela ficar lisinha.
- Espalhe um pouco de farinha de trigo na bancada, adicione a massa, divida em duas partes, faça bolas com elas e abra a massa com o auxílio de um rolo.
- Corte a massa em tiras de dois dedos de largura e depois corte cada tira em pedaços menores, conforme a sua preferência.
- Faça um corte no meio de cada tirinha de massa, pegue uma das partes e passe pelo meio dessa abertura, dando o formato característico da orelha de gato.
- Faça esse processo com toda a massa, formando as orelhas de gato.
- Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo e faça o teste com um palitinho para ver se está na temperatura correta. Se formarem muitas bolinhas em volta do palito, indica que está na temperatura correta.
- Vá fritando as orelhas de gato aos poucos (imersão), até ficarem bem douradinhas.
- Forre uma travessa com papel-toalha, retire e escorra.
- Passe cada orelha de gato numa misturinha de ½ xícara (chá) de açúcar com 1 colher (chá) de canela em pó e transfira para uma travessa.
- Sirva e deguste sua sensacional orelha de gato!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais