Cueca virada de padaria: deliciosa e não endurece de um dia para o outro

Confira agora mesmo como preparar essa receitinha incrível de cueca virada, econômica e deliciosa!

Cueca Virada
Cueca virada

Com essa receitinha formidável, você aprenderá a preparar uma gostosa cueca virada, esse doce tradicional do nosso país, também conhecido como orelha de gato ou crostoli. Ela leva ingredientes básicos, tem um ótimo rendimento e delicioso sabor, ficando crocante por fora e macia por dentro, ideal para acompanhar um café ou chá! Faça hoje mesmo!

Como fazer cueca virada

Para a receita de cueca virada, com um preparo descomplicado, comece colocando numa vasilha, os ovos, a manteiga ou margarina e o açúcar, mexendo tudo bem com a ajuda de um fouet. Em seguida, acrescente o leite, o sal e o vinagre ou de cachaça, mexendo mais um pouco com o fouet. Vá agregando a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo, com o fouet. Junte o fermento em pó, mexa e acrescente a farinha, depois, com a massa mais pesada, amasse-a manualmente, até ficar lisa, uniforme e soltar das mãos e da vasilha. Conclua a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e saboreie essa gostosura!

Ingredientes da receita de cueca virada

  • misturinha de 1 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sobremesa) de canela em pó (para finalizar)
  • 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (440 g)
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de vinagre ou de cachaça
  • papel-toalha (para absorver o excesso de óleo)
  • 1 pitada de sal
  • 120 g de açúcar (copo americano pela risca)
  • óleo o quanto baste (para a fritura)
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina em temperatura ambiente (45 g)
  • ½  xícara (chá) de leite integral (110ml)
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó 

Obs.: a medida da xícara é de 220ml.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, adicione: 2 ovos inteiros, 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina em temperatura ambiente e 120 g de açúcar, misturando tudo muito bem com um fouet.
  2. Na sequência, junte ½  xícara (chá) de leite integral, uma pitada de sal,1 colher (sopa) de vinagre ou de cachaça e misture um pouco mais com o fouet.
  3. Entre aos poucos com 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição, ainda com o fouet.
  4. Agregue 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, continue misturando e juntando a farinha e, com a massa mais pesada, coloque literalmente as “mãos na massa”, amassando-a até ficar lisinha, homogênea e desgrudar das mãos e da tigela.
  5. Para modelar a massa, retire uma porção, passe para uma bancada enfarinhada e abra com um rolo, deixando-a numa espessura média.
  6. Depois, com uma faquinha ou cortador, retire as rebarbas, deixando um retângulo bem certinho. Vá cortando tiras dessa massa, deixando-as com uma largura de 3 dedos.
  7. Na sequência, faça um pequeno corte no meio dessas tiras, então pegue uma ponta da massa e passe por dentro desse buraco, formando a cueca virada. Reserve em assadeiras espaçosas e repita o processo até terminar de modelar toda a massa.
  8. Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, sem o deixar quente demais, adicione algumas cuecas viradas e frite, deixando dourar por igual.
  9. Retire e escorra em papel-toalha.
  10. Finalize, passando-as numa misturinha de 1 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sobremesa) de canela em pó.
  11. Transfira para uma travessa, sirva e aproveite sua fantástica cueca virada!

Rendimento: 36 unidades.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.