Nesta receita especial de sal temperado caseiro, você descobrirá como criar um tempero personalizado que elevará seus pratos a um patamar superior de sabor e aroma. Com ingredientes selecionados, é a escolha ideal para realçar o paladar de carnes, vegetais, saladas, etc. Confira a receita do Canal Kdelícia Cozinha Ana Cláudia e prove o sal temperado caseiro, você vai amar!
Como fazer sal temperado caseiro
Para o sal temperado caseiro, colocaremos no liquidificador: o óleo, as pimentas-de-cheiro, o pimentão, as cebolas, o alho, cebolinha e salsinha picadas e os temperos secos (folhas de louro, alecrim seco, a pimenta-do-reino misturada com pimenta vermelha e o orégano). Vamos bater bem, mas para não forçar o liquidificador, iremos parar algumas vezes e mexer, tornando a bater em seguida. Passaremos essa mistura para uma bacia grande e iremos começar a colocar o sal gradualmente, mexendo bem, até formar uma mistura sequinha. Concluiremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Utilize seu maravilhoso sal temperado caseiro em suas receitas!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de sal temperado caseiro
- 1 maço de cebolinha picada
- 2 cabeças de alho descascadas
- 1 pimentão verde médio
- folhas de louro a gosto
- 1 colher (sopa) de alecrim seco
- 1 xícara (chá) de óleo (200ml)
- 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino misturada com pimenta vermelha
- sal o quanto baste (cerca de 3 pacotes de 1 quilo cada, para uma textura ligeiramente úmida)
- 1 maço de salsinha picada
- 2 cebolas médias cortadas grosseiramente
- 10 pimentas-de-cheiro
- 2 colheres (sopa) bem cheias de orégano
Modo de preparo
- No liquidificador, adicione: o óleo, as pimentas-de-cheiro, o pimentão, as cebolas, o alho, cebolinha e salsinha picadas e os temperos secos (folhas de louro, alecrim seco, a pimenta-do-reino misturada com pimenta vermelha e o orégano).
- Bata muito bem, mas pare de bater por vezes e dê uma mexida, tornando a bater.
- Transfira essa mistura para uma bacia bem espaçosa e comece a adicionar o sal aos poucos, misturando bem, até obter uma mistura sequinha.
- Nivele com as mãos na bacia e reserve por 24 horas coberto com plástico-filme para secar.
- Decorrido esse tempo, observe se o sal temperado está bem sequinho. Se desejar uma textura bem sequinha, pode acrescentar mais sal, mas também pode deixá-lo ligeiramente úmido. Faça de acordo com sua preferência.
- Para armazenar, transfira todo o sal para um pote grande de plástico com tampa e separe uma quantidade para o uso no dia a dia, num potinho menor, também com tampa. Quando for acabando, complete novamente seu potinho, para não ficar mexendo o tempo todo no pote que está com maior quantidade.
- Prontinho! Aproveite seu sensacional sal temperado caseiro e deixe suas receitas ainda mais gostosas ou faça para a venda, na garantia de sucesso!
Validade: um ano na geladeira, em potes tampados.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais