Você já imaginou fazer um pão tão macio e saboroso que parece feito de algodão? Ele existe, é o pão de algodão, o mais fofo do mundo, além de fácil e econômico! Sem a adição de ovos nem manteiga, fica leve e aerado, perfeito para o seu café da ou lanche. Você pode vender, ou saborear em casa. Confira a receita do Canal Delícias da Cíntia e faça o divino pão de algodão, que será um sucesso!
Como fazer pão de algodão
Para a receita de pão de algodão, vamos pegar uma bacia e colocar leite morno, água morna, óleo, açúcar e fermento biológico seco,mexendo com um fouet. Vamos colocar aos poucos a farinha, mexendo com o fouet a cada vez. Na primeira adição, juntaremos o sal. A massa começando a pesar, sovaremos com as mãos, colocando o resto da farinha, até atingir o ponto, soltando das mãos. Em seguida, vamos seguir corretamente o passo a passo da receita
Ingredientes da receita de pão de algodão
- 1 colher (chá) de sal (5g)
- 1 xícara (chá) de leite integral morno (240ml) + um pouco de leite para pincelar
- 2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
- ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
- 1 xícara (chá) de água filtrada morna (240ml)
- 4 e ⅔ de xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (800g)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
Obs.: a xícara usada nesta receita é de 240ml
Modo de preparo
- Numa bacia, adicione o leite morno, a água morna, o óleo, o açúcar e o fermento biológico seco, misturando bem com o auxílio de um fouet.
- Acrescente aos poucos, a farinha de trigo, misturando super bem com o fouet, após cada adição, para não ficar nenhum gruminho. Juntamente com a primeira adição, ponha o sal.
- Quando a massa começar a pesar, retire o fouet, continue a colocar a farinha restante e sove a massa com as mãos, até chegar ao ponto correto, que é quando você consegue retirar da bacia, tirando o excesso da massa das mãos. Ela ainda fica um pouco grudenta, não estranhe.
- Leve a massa para uma bancada enfarinhada e sove por uns 10 minutos, até ficar lisinha e elástica.
- Polvilhe levemente com farinha a bacia, faça uma bola com a massa, adicione na bacia, tampe e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 45 minutos).
- Retire o ar da fermentação da massa e transfira para uma bancada enfarinhada, ajeite com as mãos e porcione para fazer os pães. Sugestão: divida ao meio, para fazer dois pães.
- Pegue uma das partes, polvilhe mais farinha na bancada, ajeite a massa com as mãos e com o auxílio de um rolo, abra na espessura aproximada de 5 milímetros.
- Forme um retângulo de aproximadamente 40cm x 22cm e na porção final de um dos lados da massa, faça cortes de aproximadamente 15cm, usando uma faca bem afiada, deixando sem cortar, uns 2 centímetros na borda da massa.
- Enrole o pão a partir do lado que está sem os cortes, sem apertar, indo em direção ao lado em que estão os cortes, apertando apenas a emenda no final. Faça o mesmo com a outra porção, para formar o pão.
- Passe os pães para formas individuais para pão, previamente untadas e enfarinhadas (24cm x 11cm x 6cm), adicione-as em outra assadeira maior, cubra com um guardanapo limpo e deixe crescer por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
- Após o tempo de descanso, pincele leite nos pães e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos, ou até dourar.
- Prontinho, sirva e se delicie com seu irresistível pão de algodão, que será muito elogiado!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Sobremesa cremosa fácil e rápida é só bater os ingredientes e começar a montagem
Torta de frango com massa deliciosa e recheio de frango cremoso perfeito para o lanche
Bananinha caseira fácil e deliciosa muito melhor do que aquelas vendidas em mercados e padarias
Carne moída recheada com muçarela uma receita simples e fácil para variar o cardápio do dia a dia
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais