Você já deve conhecer a salada de pepino japonês, que é encontrada em diversos restaurantes orientais. Para quem não sabe, o sunomono é uma receita japonesa, uma salada particular que pode ser feita de diferentes legumes e condimentos.
O que nunca pode faltar na realização da receita é a união entre legumes e o molho, também chamado de sanbaizu, geralmente é à base de vinagre de soja e arroz.
É justamente esse tipo de vinagre que dá à salada de pepino japonês aquele sabor ácido típico do sushi e de vários pratos japoneses com notas agridoces. Para começar o preparo do pepino japonês, mergulhe a alga wakame em bastante água até ficar macia.
Lave os pepinos e corte-os em rodelas bem finas. Se preferir, use o ralador ou o fatiador bandolim para obter uma textura delicada.
Mergulhe os pepinos em uma tigela de água com uma colher de chá de sal e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Depois, escorra para eliminar o excesso de água.
A próxima etapa é preparar o molho sanbaizu misturando o vinagre de arroz ao molho de soja e o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar.
Em seguida, em uma tigela grande, misture as algas wakame, pepinos e polvilhe tudo com o molho de vinagre de arroz. Para dar à sua salada de pepino japonês uma agradável nota de frescura, você pode adicionar fatias de gengibre fresco.
Agora, deixe descansar por 10 minutos. Enquanto os pepinos marinam, pegue o gergelim e asse no forno ou em uma assadeira. O importante é que a torrefação seja uniforme.
Depois, mexa levemente a salada e complete com as sementes de gergelim para servir. Essa salada fica simplesmente deliciosa! Ela é muito refrescante e é ideal para saborear em dias quentes.
Veja também: Salpicão de repolho
Ingredientes da receita de Pepino Japonês
- 4 pepinos
- 30g de Alga Wakame desidratada
- 30 g de sementes de gergelim torradas
- 1 colher de chá de Sal
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de açúcar
- Gergelim
- Gengibre ralado
Como fazer Pepino Japonês – Modo de preparo
- Mergulhe a alga wakame em água até ficar macia.
- Lave os pepinos e corte-os em rodelas muito finas.
- Mergulhe os pepinos em uma tigela de água com uma colher de chá de sal e deixe descansar por 5 minutos.
- Escorra para retirar o excesso de água.
- Prepare o molho sanbaizu misturando o vinagre de arroz, o molho de soja e o açúcar.
- Em uma tigela misture as algas wakame, pepinos e o molho de vinagre de arroz.
- Coloque algumas fatias de gengibre ralado, se preferir.
- Deixe marinar por 10 minutos.
- Asse o gergelim.
- Finalize adicionando o gergelim à salada.
Para concluir, vale lembrar que esta receita serve para 8 pessoas. Além disso, a salada de pepino japonês costuma ser servida como acompanhamento e combina bem com arroz salteado ou pratos de peixe ou carne.
A cozinha oriental e a japonesa são uma fonte contínua de descoberta de novos pratos e sabores, não é mesmo?
O que achou desta receita de pepino japonês? Conte abaixo nos comentários!
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais