O Creme de Confeiteiro Original é uma receita básica da confeitaria, pois com ela você pode rechear pães doces, roscas, tortas, bolos, sonhos e bombas de creme com muita leveza e sabor. Apesar de ser um creme simples, o creme de confeiteiro tem seus segredinhos e eles devem ser seguidos à risca se você deseja fazer um creme lisinho, saboroso e suave, que vai valorizar ainda mais os seus pães. Não perca!
Para fazer o creme de confeiteiro original, vamos utilizar gemas, leite, açúcar, amido de milho (maisena) e essência de baunilha, ou seja, ingredientes simples, que você sempre tem em casa. O modo de preparo do creme de confeiteiro original tem alguns pulos do gato. Em primeiro lugar, você deve retirar a película das gemas, para evitar o cheiro de ovo e facilitar a dissolução das gemas no leite. O próximo passo é misturar o leite e o açúcar em uma panela e levar ao fogo médio até a mistura começar a ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o amido de milho até obter uma mistura lisinha e homogênea. Quando o leite já estiver fervido, desligue o fogo e coloque umas 3 conchas de leite dentro do recipiente com as gemas e o amido de milho. Misture muito bem e volte a mistura à panela com o restante do leite. Religue o fogo e mexa sem parar até o creme de confeiteiro engrossar. Todo esse processo não leva mais do que 15 minutos e o resultado é um creme de confeiteiro maravilhoso e perfeito para todas as suas preparações.
Para finalizar o creme de confeiteiro original, basta coloca-lo em um banho-maria invertido (feito com água gelada e gelo) e bate-lo bem até que esfrie. Por último, é só misturar a essência de baunilha e cobrir o creme de confeiteiro com papel filme bem rente a ele, para evitar a formação de película.
Pronto! O seu creme de confeiteiro original pode ser utilizado em seguida ou armazenado na geladeira por até 3 dias. Faça e confira!
Veja Também: Pão Caseiro: 20 Receitas Fáceis e Rápidas
INGREDIENTES
- 5 gemas (sem a película)
- 2 xícaras de chá de leite (480ml)
- ½ xícara de chá de açúcar (80g)
- ¼ de xícara de chá de amido de milho (30g)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de Preparo
- Em uma panela, misture o leite e o açúcar e leve ao fogo médio até ferver.
- Enquanto isso, em uma tigela, bata bem as gemas e o amido de milho, com a ajuda de um fouet.
- Quando o leite ferver, desligue o fogo, coloque um pouco do leite com açúcar quentes dentro da tigela com os ovos batidos e misture bem. Isso vai fazer com que toda a gema e o amido de milho desgrude da tigela e se misture ao leite.
- Volte a mistura à panela com o restante do leite, ligue o fogo médio novamente e mexa sem parar até engrossar.
- Depois que engrossar, desligue o fogo, coloque a panela dentro de um banho-maria invertido (banho-maria feito com gelo e água gelada) e bata até ele esfriar. Dessa forma, o creme de confeiteiro vai esfriar e ficar lisinho, sem formar película.
- Depois que esfriar, retire a panela do banho-maria invertido e misture a essência de baunilha.
- Você pode utilizar o creme de confeiteiro em seguida ou cobri-lo com papel filme e leva-lo à geladeira por até 3 dias.
Dica: É importante retirar a película das gemas para que o seu creme de confeiteiro não fique com cheiro de ovos. A forma mais econômica de fazer isso é puxando a película com os dedos até fura-la e depois puxa-la novamente, assim a gema escorrega e você consegue retirar a película preservando a maior parte da gema. Peneirar as gemas é a forma mais fácil, porém uma parte significativa das gemas acaba ficando na peneira.
Confira o vídeo da receita no Canal Passe Adiante:
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais