O Escondidinho de Carne Seca é um prato prático, cremoso e delicioso. O diferencial desse escondidinho de carne seca é que o purê de mandioca fica muito, mas muito cremoso, pois acrescentamos creme de leite na preparação. Já o recheio do escondidinho de carne seca é muito prático e simples de fazer: basta refogar a carne seca já dessalgada e cozida com cebola, alho, sal, pimenta e cheiro verde picado a gosto. A montagem do escondidinho de carne seca é bem simples: você fará uma camada de purê de mandioca, seguida da carne seca refogada e coberta com mais uma camada de purê de mandioca. Para finalizar, é só salpicar queijo parmesão ralado a gosto e levar o escondidinho de carne seca ao forno para gratinar. O resultado final é um escondidinho de carne seca muito cremoso e saboroso, que vai agradar toda a sua família. Não perca!
Veja Também: Joelhos de Queijo e Presunto
INGREDIENTES
- 1kg de mandioca cozida
- 1 lata de creme de leite com soro
- 2 colheres de sopa de margarina
- 500g de carne seca dessalgada e cozida
- 1 cebola média picadinha
- 4 dentes de alho amassados
- 2 tomates sem casca e sementes picados
- sal e pimenta a gosto
- cheiro-verde picado a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
COMO FAZER ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
Modo de Preparo
- Em uma tigela, esprema a mandioca ainda quente e misture a margarina e o sal.
- Acrescente o creme de leite, misture e reserve.
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite.
- Acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco.
- Adicione os tomates e deixe cozinhar até ficarem murchos.
- Acerte o sal, se achar necessário e desligue o fogo.
- Salpique o cheiro verde picado a gosto e misture.
- Em uma travessa untada com azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e cubra com o restante do purê.
- Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
- Sirva em seguida.
Aprenda a dessalgar a carne seca (também conhecida como carne de charque em certas regiões do país) em apenas 10 minutinhos com o vídeo abaixo:
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais